NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 13/12/2021 - 14:04
Sarandira tem dois projetos aprovados em edital da Funalfa
Dos 89 projetos contemplados pelo Programa Cultural Murilo Mendes em 2021, dois foram elaborados pela comunidade de Sarandira, na zona rural de Juiz de Fora. A Mostra Cultural de Sarandira, do coletivo Papo Cultura (Léo Matias, Priscila de Souza e Paola Mendes) e o Sarandira Musical, do coletivo homônimo (coordenação de Dalila de Almeida e apoio de Natália Delfino, Luiz de Oliveira, Ana Luíza de Almeida e Amanda Fernandes) foram aprovados no Edital “Cultura da/na Quebrada”.
Com foco na produção artística da periferia, o “Cultura da/na Quebrada” abriu a série de cinco editais de patrocínio cultural lançados este ano pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Com suporte da Associação Carabina Cultural, através do projeto Sarandira Criativa, a expectativa é de que as propostas contempladas alavanquem as diversas possibilidades de execução de eventos culturais, esportivos e ambientais no distrito, que tem em torno de 300 habitantes.
O projeto Sarandira Musical vai oferecer à comunidade, durante quatro meses, aulas de música ministradas por Tiago Croce. Já a Mostra Cultural de Sarandira, prevista para 12 de março de 2022, terá programação diversificada, incluindo artesanato, culinária e arte em grafite criada pelo muralista Dorin Grafitti. Também está confirmado um bate-papo com José Ivo, representante do movimento negro, Larissa Monthserrá, do movimento LGBTQI+, e Sara Manso, influenciadora digital.
Inscrição de filmes
Uma mostra de filmes relacionados aos temas movimentos negro e LGBTQIA+ e violência nas redes sociais fará parte da programação. Os realizadores podem inscrever gratuitamente seus filmes de curta-metragem de ficção, documentário ou animação até o dia 25 de dezembro de 2021. Serão selecionados três curtas para exibição durante a programação da Mostra. Os critérios de participação estão disponíveis no Instagram @papoculturasarandira.
IMPRIMIR