Todas as escolas estaduais de Juiz de Fora passaram por vistorias preventivas da Defesa Civil. O objetivo é analisar as condições estruturais dos ambientes e promover mitigação de riscos. As vistorias, que acontecem desde junho, foram concluídas nesta terça-feira, 14. Ao todo, são 48 instituições estaduais.
Nas vistorias, puderam ser analisados possíveis problemas como riscos estruturais, necessidades de manutenção e melhoramentos para acessibilidade. Neste trabalho, a Defesa Civil contou com o apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE). A ação é prevista no Programa Cidades Resilientes - uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNISDR). Em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Corpo de Bombeiros Militar, o Programa Cidades Resilientes busca adotar medidas para o enfrentamento de desastres naturais e, também, realizar planejamentos de riscos.
Após ser integrada à Secretaria de Governo (SG) nesta gestão, a Defesa Civil atua com mais ações de prevenção a fim de adotar medidas mais efetivas. A preocupação com as escolas está alinhada aos dez passos propostos pelo Programa Cidades Resilientes, para que essas continuem operacionais em situação de desastres ou retornem rapidamente ao seu funcionamento efetivo. Diante de uma emergência, as escolas também têm papel complementar de apoio nas fases de resposta e recuperação.
Também estão sendo realizadas vistorias nas escolas municipais: 58 já foram concluídas. Além das vistorias em escolas, a Defesa Civil realiza também vistorias preventivas em bairros e promove o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) que tem como objetivo habilitar moradores do bairro com noções de defesa civil para que possam apoiar ações de prevenção na sua região, através de orientações e treinamentos.