A Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa) realizou nesta quinta-feira, 16, uma mesa de debates para a implementação do Programa de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) em Juiz de Fora, inaugurando as ações do edital “Casa Saudável-Moradia Digna” em que foi selecionada. O debate foi virtual e está disponível no canal do YouTube da Emcasa.
A prefeita Margarida Salomão participou da abertura e declarou a sua satisfação em firmar essa parceria com o CAU/MG. “Eu não tenho dúvidas que esse debate vai nos fortalecer e oferecer elementos para que avancemos tecnicamente. Parabéns à Emcasa por ter se qualificado e ter sido selecionada para esse edital. Me sinto satisfeita de ser a prefeita nesse momento em que a gente começa a colocar em prática políticas de apoio à moradia popular que efetivamente entendemos ser prioritária na situação política e social do Brasil.”
Para a diretora presidente da Emcasa, Lívia Delgado, "foi uma troca de experiências muito positiva e a execução desse projeto piloto será fundamental para a implementação do Programa de Assistência Técnica no Município."
A subsecretária da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), Cristiane Nasser, acrescenta que este trabalho culminará com a publicação do decreto regulamentador que institui o Escritório Público, previsto para iniciar suas atividades já em janeiro.
As ações serão executadas pela Emcasa, em parceria com a Subsecretaria de Habitação (SSUHAB) da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SSPDC) da Secretaria de Governo (SG) de Juiz de Fora.
Entenda sobre o edital e processo de execução
Foram seis entidades selecionadas no edital de chamamento público para patrocínio nº 001/2021 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), com o valor de R$ 50 mil para execução do projeto piloto de reforma habitacional, visando a implementar o escritório de ATHIS no município de Juiz de Fora.
A execução de melhorias habitacionais será realizada na região da Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) da Vila Bejani, no bairro Jardim Natal. A família a ser beneficiada deverá atender aos critérios de seleção da recente Lei Municipal 14.272, de 4 de novembro de 2021.
O conselheiro do CAU/MG e coordenador da ATHIS, Lucas Leonel, explicou que “o CAU/MG tem destinado 2,5% das arrecadações do conselho para patrocinar ações do projeto de ATHIS e este ano, seis projetos foram contemplados. Sabemos que este é um pequeno passo, mas estamos felizes com essa oportunidade de criar essa verba para gerar empregos, capacitar os mais pobres, e sensibilizar da importância da habitação social e principalmente trazer dignidade aos que não tem.”
O debate foi mediado pelo diretor Técnico e Social da Emcasa, Fabrício Zanoli; pelo gerente do Departamento de Habitação da Subsecretaria de Habitação/SUHAB, Ana Paula Luz; e pelo assessor da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, Lucas Campos.
Outras informações:
(32) 3217-1400