A Árvore da Esperança foi inaugurada nesta quinta-feira, 16, no Mirante do São Bernardo, como parte da Programação de Natal organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A cerimônia foi aberta ao público e teve início com a apresentação das crianças do Coral São Bernardo, coordenado pela professora Amanda Simões.
A decoração foi produzida pelas artesãs acauteladas na Penitenciária de Juiz de Fora I - José Edson Cavalieri. O principal objetivo da Árvore da Esperança é promover integração, inclusão e incentivar a sustentabilidade. Todos os itens decorativos foram feitos de material reciclável, representando a sustentabilidade e a necessidade do cuidado com o meio ambiente.
A prefeita Margarida Salomão ressaltou a simbologia do evento. “Essas luzes e esses enfeites expressam o nosso compromisso com a vida de cada uma e de cada um. Essas pessoas que, neste momento, estão vivendo em uma situação de privação da sua liberdade são gente como nós, e esperamos que logo elas se reintegrem e venham com a gente festejar o natal”, afirmou.
Assista ao vídeo:
As artesãs da Penitenciária José Edson Cavalieri trabalham desde novembro na confecção do material, sob coordenação da supervisora da Secretaria de Governo (SG), Efigênia Viana, que realizou uma oficina com 16 acauteladas. O projeto também teve o apoio da comunidade de São Bernardo, que participou de oficinas diárias no Salão Paroquial da Igreja do Mirante para confecção da decoração.
A secretária da Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Delgado, ressaltou os agradecimentos às mulheres que tornaram o evento possível. “Gostaria de dar meus cumprimentos especiais para as 16 mulheres que hoje não podem estar aqui. É uma árvore da esperança, e a esperança é a confiança de que teremos dias melhores. Eu gostaria de dizer para a Cláudia, Daniele, Débora, Eliane, Edinéia, Edna, Franciela, Gisela, Iara, Jussara, Maria Laura, Marina, Michele, Mônica, Poliana e Sônia, nosso muito obrigada!”.
A secretária de governo, Cidinha Louzada, destacou a importância da iluminação da Árvore da Esperança. “Essa árvore, para nós, é uma grande alegria. Toda vez que a olhamos da Prefeitura, olhamos com alegria. É como se a gente pensasse ‘se ela acender vai iluminar toda Juiz de Fora. Todo mundo que olhar pra cá vai lembrar do Mirante do São Bernardo’".
O evento foi encerrado com a apresentação do Coro Musical de Juiz de Fora, regido pelo Maestro Domício Procópio
Agradecimentos das artesãs da Penitenciária
Na cerimônia, a diretora de humanização e atendimento da Penitenciária, Lucinda Monteiro Tavares, realizou a leitura da carta de duas acauteladas que ajudaram na reconstrução e decoração da árvore, representando as 16 mulheres que participaram do projeto: “Nós, detentas do anexo Eliane Betti, viemos através desta, agradecer pela oportunidade de mais um aprendizado que vamos levar para o resto de nossas vidas. Foi muito gratificante essa experiência na qual aprendemos e ainda assim presenteamos a cidade de Juiz de Fora. Demos o nosso melhor para enfeitar a cidade em uma data tão especial, que é o natal. Mesmo estando privadas da nossa liberdade e sem poder passar o natal com os nossos familiares, conseguimos contribuir com esforços de estarmos presentes de alguma forma. Aqui vai nosso agradecimento, desejando um feliz natal e um próspero ano novo, cheio de saúde, paz, bênçãos, fé, prosperidade, união, amor e esperança para todos.”
Com a oficina de materiais recicláveis, as mulheres tiveram a iniciativa de produzirem enfeites para a árvore que fica localizada no pátio da Penitenciária. A árvore de natal será inaugurada nesta segunda-feira, 20, às 15h. Além das bolas, a decoração conta com sinos, correntes e enfeites com laço.
Durante a cerimônia, as 16 acauteladas que participaram da construção da oficina irão receber um certificado de curso de panificação.