Na tarde desta quinta-feira, 23, a Secretaria de Governo (SG) promoveu uma confraternização de natal com as famílias que são acompanhadas pela equipe de serviço social da Defesa Civil durante o ano. O evento, que contou com a participação da prefeita Margarida Salomão, foi realizado no Museu Ferroviário. Foram convidadas as 37 famílias que estão inseridas no Programa Auxílio-Moradia através do encaminhamento da Defesa Civil.
A prefeita falou sobre a importância do evento mas, principalmente, do trabalho que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está realizando. “É comum que façamos a confraternização só entre nós, mas o natal não é isso. O natal é a festa em que a gente abraça as pessoas. Neste momento nós estamos fazendo um natal de verdade. Mas eu quero dizer que, além da festa, nós também temos um compromisso. Nós queremos construir soluções definitivas. Nesse momento, nós estamos oferecendo uma diminuição do sofrimento, uma diminuição das dificuldades. Mas nós queremos que cada um de vocês tenha direito à moradia. Nós estamos aqui para dizer que não vamos fazer milagre, mas vamos trabalhar muito para que, no próximo natal, vocês possam nos convidar para fazer a festa em suas casas”, ressaltou Margarida Salomão.
Todas as crianças que compõem as famílias escreveram uma carta na qual contaram o que gostariam de ganhar de presente do Papai Noel. Foram recebidas 44 cartas, que enfeitaram a árvore de natal montada na SG. Cada servidor da Secretaria de Governo escolheu uma cartinha e preparou o presente escolhido pela criança. Durante a confraternização, o Papai Noel distribuiu os presentes.
Todos tiveram a oportunidade de tirar fotos com o Papai Noel e foi servido cachorro quente, pipoca, algodão doce, picolé e outros lanches. Também foi montada uma mesa de guloseimas para as crianças e houve doação de mudas, que foram especialmente enfeitadas para o Natal. A equipe da Defesa Civil preparou, ainda, um teatro com os fantoches “Fada Chuva” e “Chico Alerta”, que interagiram com as crianças a fim de espalhar conhecimento sobre prevenção, proteção e defesa civil.
Além de celebrar o Natal, o objetivo da confraternização é aproximar a SG das famílias inseridas no Auxílio-Moradia através da Defesa Civil. “A Secretaria de Governo, por meio da Defesa Civil, é uma unidade encaminhadora do benefício. Temos, portanto, que acompanhar as famílias durante o ano - o que é feito com muita dedicação pelas assistentes sociais da Defesa Civil. Essa confraternização é fundamental para que as famílias conheçam a Secretaria de Governo como um todo e, principalmente, para que todos os servidores conheçam as famílias”, afirma Cidinha Louzada. A secretária lembra, ainda, o empenho para a melhoria do benefício. “Desde o começo da gestão, trabalhamos para melhorar as condições do auxílio-moradia e conseguimos aumentar o valor, garantir a verificação da segurança dos imóveis alugados e ampliar o perfil das famílias que podem ser contempladas”, destacou.
Auxílio-Moradia
Na atual gestão, o valor do benefício passou a ser de R$ 600 para as famílias. Na legislação anterior, o valor era de apenas R$ 240. Outras mudanças foram a ampliação no perfil de renda das famílias que podem ser contempladas e o aumento do período de permanência no Programa, que era de seis meses e passou a ser de 12 meses.
Hoje o Programa Auxílio-Moradia contempla três modalidades: para situações de caráter emergencial; para pessoas em situação de vulnerabilidade social; e para mulheres vítimas de violência de gênero. Em todas as modalidades, o benefício é destinado para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, residam no município e que não possuam imóvel próprio. O Auxílio-Moradia - Emergencial é direcionado para famílias que precisaram desocupar imóveis de forma imediata após análise técnica da Defesa Civil. Mediante indicação do órgão, o subsídio também pode ser destinado para a população que reside em áreas de risco habitacional por enchentes, desabamentos e outros eventos adversos.
Amanda Coutinho Nunes, que é contemplada com o auxílio-moradia na modalidade emergencial, ressaltou a importância das mudanças e a alegria de participar da confraternização. “É muito bom ter um momento de lazer para passar com o meu filho, ainda mais depois de todas as dificuldades. Agora, com o aumento do auxílio, temos a garantia de que vamos pagar o aluguel”, disse.
A Secretária de Assistência Social, Malu Salim, falou no evento sobre as mudanças que a atual gestão implantou no benefício. “Esse é um momento de compartilharmos. Eu espero que esse natal seja iluminado, que ilumine nossos sonhos por uma sociedade mais justa e que vocês tenham o direito a essa moradia. A Margarida fez um esforço muito grande e nós conseguimos dobrar o valor do auxílio moradia, porque nós sabíamos que era preciso. Hoje nós temos quase 200 pessoas com o benefício do auxílio moradia. Isso mostra o compromisso da administração com vocês”, declarou.