Nesta quinta-feira, 17, a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza a live “Desafios da Alfabetização como uma prática social”. Destinada aos profissionais do Magistério Municipal, essa ação formativa contará com a participação da professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e será transmitida pelo canal da SE no YouTube, a partir das 18h30.
O momento é parte de uma proposta construída pelos departamentos pedagógicos da SE, em diálogo iniciado no ano passado com as escolas, durante visitas às unidades de ensino. “A partir dessas visitas, fomos percebendo e conhecendo um pouco mais da rede municipal e começamos a construir a ideia que vem tomando corpo e está em via final de escrita para ser encaminhada às escolas”, explica a gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF) da SE, Luciana Castro.
Dentro da proposta apresentada pela SE em 2021, denominada "Anunciar: tempo de cuidar, aprender e transformar", que abrange várias dimensões, mas cujo mote é a questão da aprendizagem, a formação dos profissionais é essencial. "A forma de confirmarmos o nosso compromisso com a aprendizagem de todos os estudantes abrange também, de forma muito concentrada, a perspectiva da formação docente para que, de fato, possamos trabalhar com reflexões que permitam uma ressignificação de nossas práticas", ressalta Luciana.
A gerente do DPPF destaca que, para este ano, a SE está apresentando a proposta pedagógica intracurricular e interdisciplinar "LêMundo", organizada em eixos com o objetivo maior de ampliar as práticas de linguagem dos estudantes. "Numa sociedade grafocêntrica como a nossa, ou seja, numa sociedade em que a leitura e a escrita permeiam as nossas relações de forma intensa, precisamos garantir que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita seja uma condição de alongar a leitura de mundo dos nossos estudantes", afirma.
Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF”