A Secretaria de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início nesta sexta-feira, 25, à construção do escada hidráulica da rede pluvial no Parque Serra Verde. Essa intervenção faz parte das obras de drenagem do Parque Serra Verde e tem como objetivo direcionar adequadamente as águas pluviais e mitigar o risco de inundações na região.
A rede de drenagem existente passa por baixo das casas, e, com o intuito de desviar o fluxo para a Estrada Athos Branco da Rosa, a rede está sendo refeita, sendo finalizada no escadão.
Obras no Parque Serra Verde
A Secretaria de Obras iniciou, no último dia 16, o reparo da rede pluvial do Parque Serra Verde. Em fevereiro, a região sofreu com as fortes chuvas e o rompimento da rede, causando prejuízos aos moradores, além de impedir o tráfego de veículos nas vias.
O secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, explica que essa obra é para reorganizar o escoamento da água que passa por baixo das casas e impedir que novas erosões aconteçam. “Aquela região tinha uma formação em “V”, onde no fundo tinha o córrego. Ao longo dos anos, realizaram uma drenagem pluvial, com uma manilha de um metro de diâmetro, e aterram o local. Isso ficou com uma altura de 15 metros de profundidade com o aterro. Nenhuma manilha suporta essa quantidade de peso, e, consequentemente, ela achatou e quebrou, obstruindo o fluxo de água. Essa obstrução criou uma erosão muito grande, na entrada do Parque Serra Verde, e levou o material para o córrego, causando os alagamentos e inundações”, explica.
Ainda de acordo com Lincoln, a água subiu cerca de dois metros, impedindo a ligação dos bairros São Benedito e Nossa Senhora de Lourdes, atrapalhando a circulação de veículos. “Com a construção dessa obra, nós vamos conseguir voltar o escoamento da água, que verte da represa do Poço Dantas, e voltar a ligação dos dois bairros, com o tráfego na via. A gente garante com isso que qualquer chuva que venha ocorrer, e extravasar a represa, essa vazão irá passar por essa galaria subterrânea e garantir segura aos moradores da região”.
As obras no Parque Serra Verde tiveram início no dia 16 de março e o término é esperado em cerca de quatro meses. Toda a obra tem um investimento de R$ 4.176.157,94. Esse valor é para a construção de nova rede de drenagem em substituição à rede danificada pelas fortes chuvas do início do ano.
Ainda nesta sexta-feira, 25, a SO realizou a correção de boca de lobo na Rua da Bahia, no Poço Rico; correção de erosão na Rua Monte Líbano, no Bandeirantes; tapa buracos nas comunidades de Pires e Estrada do Peão, na Zona Rural; correção de erosão pluvial na Rua Itália, no Linhares; troca de lâmpadas queimadas em todas as regiões da cidade.
Veja também:
Prefeitura inicia obras de recuperação da rede de abastecimento, esgoto e drenagem no bairro Parque Serra Verde