Nesta quarta-feira, 6, a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza mais uma ação formativa do Seminário LêMundo. A partir das 18h30, no canal da SE no YouTube, a professora Hilda Micarello, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conversa com os profissionais da rede municipal sobre o trabalho com literatura na escola.
A participação na live “Salas de leitura: adentrando o espaço tempo de formação do leitor” é aberta a todos os profissionais das escolas da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, com convite especial para os professores que estão atuando nos projetos de leitura das escolas.
“A partir deste ano, na perspectiva da proposta pedagógica intracurricular e interdisciplinar LêMundo, da Secretaria de Educação, todas as escolas da rede municipal passam a ter profissionais para dinamizar o trabalho com a leitura nas instituições. O entendimento é de que essa ação seja fundamental para contribuir com o processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura”, explica a gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF) da SE, Luciana Castro.
Organizada em quatro eixos (Alfabetização, Educação Inclusiva, Literarte e TICs), a proposta LêMundo tem como objetivo maior ampliar as práticas de linguagem, garantindo o primeiro direito à aprendizagem dos estudantes, que é a leitura e escrita.
“Nesse diálogo, buscaremos garantir o direito à leitura e ressignificar as práticas já existentes na rede municipal de ensino, ampliando as possibilidades de ações em torno do trabalho com a literatura. Desse modo, em interface com outras linguagens artísticas, o texto literário assume centralidade no desenvolvimento de um dos eixos da proposta”, destaca a gerente do Departamento de Educação Infantil (DEI) da SE, Víviam Carvalho.
LêMundo
A SE, por meio do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), iniciou em março a nova proposta pedagógica do município intitulada “LêMundo”. A iniciativa tem como objetivo garantir o primeiro direito à aprendizagem a todos os estudantes, que é o direito à leitura e a escrita e em virtude deste direito é proposto o “desconfinamento” da leitura e da escrita enquanto responsabilidade única da área de conhecimento da Língua Portuguesa, focando, assim, em um ensino interdisciplinar que amplia as práticas de linguagem.
Nesta nova proposta pedagógica, a função do educador será o de apresentar o que será lido e mediar o processo de interpretar e estabelecer significados dessas leituras. O educador deve também promover experiências, situações e manipulações que conduzam à formação de leitores e escritores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagens e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos.
O DPPF junto com os outros departamentos pedagógicos está organizando mensalmente os seminários “Lê Mundo”, como o realizado no dia 17 de março, com o tema “Desafios da Alfabetização como uma prática social”, para os profissionais da educação, com o intuito de realizar a formação da rede de ensino. Nos encontros são discutidas as possibilidades de realização da proposta intracurricular e interdisciplinar que se apresenta em quatro eixos: Alfabetização, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Literarte e Educação Inclusiva.