Durante o mês de maio, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza na cidade o Movimento “Maio Amarelo” com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Para conscientizar motoristas e pedestres, a SMU planejou, em conjunto com outros setores da PJF, inúmeras programações para o mês. Diversos parceiros também promovem ações para lembrar o movimento, que este ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas!”.
Uma blitz educativa vai marcar o lançamento da “Operação Maio Amarelo” na segunda-feira, 2, às 7h, no posto de fiscalização da MG 353, no bairro Grama, que será promovida pela Polícia Militar Rodoviária Estadual em parceria com a Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset). Já a abertura oficial do Maio Amarelo acontece a partir de 14h, no prédio sede da PJF, que irá contar com uma apresentação musical da Guarda Municipal. Finalizando o dia, às 16h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Avenida do Andradas 696, também haverá um evento para marcar o início do movimento.
Na quarta-feira, 4, a partir de 8h30, no Centro de Formação do Professor, na Avenida Getúlio Vargas 200, a Secretaria de Educação (SE), juntamente da SMU, promovem uma conscientização na reunião mensal de diretoras e diretores e de vice-diretoras(es) da rede municipal de ensino, com o intuito de acentuar a divulgação da campanha. Continuando a quarta-feira, será realizada a apresentação do Maio Amarelo no encontro dos gestores municipais de saúde dos municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora.
A ação “PARE! Pela Vida”, realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), para os servidores e servidoras motoristas da PJF, acontecerá na sexta-feira, 6, no estacionamento da sede. Além de ações educativas, será colocada em cada veículo uma bola amarela e um panfleto representando a atenção no trânsito. A programação do Maio Amarelo terá divulgação semanal e será divulgada nas redes da PJF. Para mais informações entre em contato com a equipe de Educação para o Trânsito da SMU pelo telefone 3690-8235, ou através do e-mail educatrans@pjf.mg.gov.br.
O Movimento
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.