A Secretaria de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início, nesta segunda-feira, 2, às obras de construção da rede de drenagem no Distrito Industrial. Os trabalhos serão realizados nas ruas Fernando Lamarca e Bruno Simili, a fim de evitar os alagamentos na região.
Com uma demanda histórica, a Prefeitura está realizando as obras para evitar os transbordamentos, que trazem prejuízos aos moradores e comerciantes. Com um investimento de cerca de R$ 949.750, 00, a SO irá construir novas redes em tubos de Polietileno de Alta Densidade (Pead). Este material é utilizado nas redes de saneamento de água, com a garantia de resistência a impactos, além de ser atóxico para transportar a água com qualidade. Tem elevada vida útil e alto desempenho, viabilizando melhor infraestrutura.
Estas obras são essenciais para evitar acúmulo de água da chuva nas ruas, evitando os alagamentos. Além de escoar a água da chuva do ambiente público, a rede pluvial evita que a água seja carregada até a rede de esgoto. Este objetivo é de extrema importância na proteção contra a propagação de doenças, e enchentes.
De acordo com o Secretário de Obras, Lincoln Lima, as obras de drenagem urbana são resultado da necessidade de combate à erosão urbana, controle das cheias e consequentemente melhoram a qualidade de vida da população. “O Distrito Industrial sofre há anos com as enchentes e alagamentos. Uma realidade que a partir de agora será diferente. Hoje, segunda-feira, 2, estamos preparando o terreno para receber as máquinas e acabar de vez com as enchentes da região. A Prefeitura tem se preparado para evitar os alagamentos e o sistema de drenagem é o principal meio de escoamento de água da chuva, que evita que ela entre na casa das pessoas”, esclarece.