| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 9/5/2022 - 16:11



SS realiza I Seminário de Ações do Agente Comunitário de Saúde no Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses



Portal de Notícias PJF | SS realiza I Seminário de Ações do Agente Comunitário de Saúde no Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses | SS - 9/5/2022
 

A importância do trabalho integrado na luta contra a Dengue, Zika e Chikungunya. Partindo deste princípio, foi realizado nesta segunda-feira, 9, pela Subsecretaria de Atenção à Saúde (SSAS), da Secretaria de Saúde (SS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no prédio da Vigilância em Saúde, o I Seminário de Ações do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses. 

 

Assim como os Agentes de Combate às Endemias (ACE), os ACS desempenham suas funções nas diversas regiões do município, junto ao usuário, um trabalho importante de aproximação às famílias juizforanas. Especificamente, o Agente Comunitário de Saúde participa da promoção da saúde, na prevenção de doenças, faz a orientação aos usuários sobre onde procurar serviços na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para além da atenção básica.

 

Visando aumentar a capilaridade do atendimento, sem misturar as ações dos agentes e nem desviar o principal foco de ação do ACS, o objetivo do seminário é contar com mais esse apoio na luta contra a Dengue e as arboviroses, montando uma estratégia para o combate às endemias e à vigilância em Saúde.

 

Segundo o Secretário de Saúde, Ivan Chebli, “o agente Comunitário de Saúde é um profissional fundamental e estratégico na composição das equipes de saúde da família. E pode ter um papel ainda mais importante nas ações de vigilância em Saúde, atuando em conjunto com os ACE, mapeando território, identificando riscos potenciais e fazendo uma intervenção conjunta, evitando sobretrabalho, racionalizando o processo de trabalho dos dois agentes voltados para as ações de promoção e vigilância em Saúde. Ou seja, essa oficina tem essa missão, mostrando a importância dessa integração”.

 

Para o Superintendente Regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira, “é muito importante esse evento, a aproximação entre a SS e a Superintendência Regional de Saúde (SRS), coordenando esse processo de trabalho que se volta à atuação do ACS no combate às arboviroses, à dengue, e o quanto esse profissional tem de importância pro trabalho interdisciplinar, multiprofissional, dentro da atenção primária à saúde. Nós estamos aqui para apoiar, tentar demonstrar a importância desse profissional e também destacar as diretrizes de trabalho.”

 

Nesse mesmo sentido de destacar a importância do trabalho dos agentes, a Subsecretária de Atenção à Saúde, Joana D'Arc Zanelli, aponta que, “para poder enfrentar as arboviroses, contamos com a atuação no território. Então, o Agente de Endemias está no campo, assim como o Agente Comunitário de Saúde. E muitas vezes na visita domiciliar, o ACS pode identificar possíveis situações de foco e, assim, fazer uma integração de trocas de informações, sobre como orientar melhor aquela família ou solicitar uma visita para poder detectar e sanear melhor o espaço”. 

 

O Agente Comunitário de Saúde e o Agente de Combate às Endemias, são figuras fundamentais à Saúde, pois, conforme o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira Tomaz, “possibilitam que as necessidades da população cheguem às equipes de profissionais que irão intervir junto à Comunidade. Não são trabalhos concorrentes, e sim complementares. A realização desta oficina permite uma retomada da integração entre os profissionais, ocasionando um planejamento e execução de ações no cuidado com a população, tendo como causa a promoção de saúde e um levar saber”.

 



 IMPRIMIR 
25/11/2024 - PROCON
Procon divulga pesquisa de preços da Black Friday 2024
25/11/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos de grau a estudantes da rede municipal
25/11/2024 - DEMLURB
Demlurb alcançou 18 bairros com ações de zeladoria última semana
25/11/2024 - CESAMA
Regiões Sudeste e Leste recebem substituições de hidrômetros da Cesama até sábado, 30
25/11/2024 - SEDIC
“Vagou JF” tem vaga para Mecânico automotivo e outras oportunidades de emprego
25/11/2024 - PROCON
Procon intensifica ações na Black Friday a partir do novo Observatório de Dados das Relações de Consumo
25/11/2024 - SEL
PJF realiza última etapa do “36º Ranking de Corridas de Rua”
25/11/2024 - SS
Mais de 4 mil vacinas são aplicadas no Dia D de Multivacinação
22/11/2024 - SMU
PJF divulga alterações no trânsito em função da "Bahamas Night Run"
22/11/2024 - SEL
PJF promove a Semana do Incentivo ao Ciclismo de Juiz de Fora 2024
22/11/2024 - FUNALFA
​Evento Black King destaca a originalidade e os talentos da Zona Norte de Juiz de Fora
22/11/2024 - SEDH
Estudantes conversam sobre respeito à Diversidade Religiosa
22/11/2024 - FUNALFA
PJF promove a 1ª Feira de Trocas e Doações de Plantas na Praça CEU
22/11/2024 - SESUC
Guarda Municipal recebe visita da GM de Ubá
22/11/2024 - FUNALFA
Lançamento da HQ “Nosso Espaço Mascarenhas” será destaque no CCBM neste sábado, 23
22/11/2024 - SEDH
SEDH realiza roda de conversa sobre consciência negra na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves
22/11/2024 - SEDH
Centro de Convivência da Pessoa Idosa recebe capacitação contra o racismo
22/11/2024 - SEAPA
PJF finaliza atendimentos do Programa Porteira pra Dentro de 2024
22/11/2024 - SEPPOP
PJF e Onu-Habitat inauguram plataforma Observatório da Cidadania na segunda, 25
22/11/2024 - FUNALFA
​Edital Murilão: Espetáculo musical "Preto Canta Pretas" leva diversidade e música brasileira para a Praça Antônio Carlos neste sábado, 23
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2