Nesta quinta-feira, 12, a Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza mais uma ação formativa do Seminário “LêMundo”.
A partir das 18h30, no canal da SE no YouTube, a professora Mylene Cristina Santiago, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que já atuou na rede municipal de ensino, abordará com os profissionais do município o tema “Laboratório de Aprendizagem: cercas ou pontes de aprendizagem?”, que é, inclusive, o seu campo de pesquisa.
A proposta do Seminário é provocar a rede para discussões que, depois, serão tratadas por territórios. “A expectativa é que sejam tratadas também por escolas, a partir da formação em contexto, organizada pelos coordenadores pedagógicos junto à equipe gestora e demais profissionais das unidades de ensino”, ressalta a gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF) da SE, Luciana Castro.
A formação acontece na perspectiva da nova proposta pedagógica do município, intitulada “LêMundo”. Organizada em quatro eixos (Alfabetização, Educação Inclusiva, Literarte e TDIC), a proposta tem como objetivo maior ampliar as práticas de linguagem, garantindo aos estudantes o primeiro direito à aprendizagem, que é o direito à leitura e à escrita.
LêMundo
A SE, por meio do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), iniciou em março a nova proposta pedagógica do município, intitulada “LêMundo”. A iniciativa tem como objetivo garantir aos estudantes o primeiro direito à aprendizagem e, em virtude desse direito, é proposto o “desconfinamento” da leitura e da escrita enquanto responsabilidade única da área de conhecimento da Língua Portuguesa, focando, assim, em um ensino interdisciplinar que amplia as práticas de linguagem.
Para tanto, o DPPF, junto com os outros departamentos pedagógicos da SE, está organizando mensalmente os seminários “Lê Mundo”, como os realizados em março (com o tema “Desafios da Alfabetização como uma prática social”) e abril (com o tema “Salas de leitura: adentrando o espaço tempo de formação do leitor”). Durante os encontros, no intuito de realizar a formação dos profissionais da educação da rede municipal de ensino, são discutidas as possibilidades de realização da proposta intracurricular e interdisciplinar.