A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Obras (SO), deu início, nesta quinta-feira, 12, às obras de construção da rede de drenagem pluvial na Várzea de Benfica. Neste momento, os trabalhos estão concentrados nas ruas Afonso e Sebastião Garcia, onde o solo já está sendo perfurado e as redes construídas.
Em abril, a prefeita Margarida Salomão esteve no Clube de Benfica, assinando a ordem de serviço da obra. Na ocasião, a chefe do executivo municipal ressaltou a importância das obras e garantiu que os resultados trarão benefícios para todo o bairro. “Desde quando eu era deputada que as pessoas de Benfica iam conversar comigo sobre as enchentes. Agora estamos aqui, assinando a ordem de serviço que dará início às obras da várzea, para acabar de vez com as enchentes e impedir que a água entre na casa das pessoas. Estou cumprindo com a minha palavra e vamos em breve acabar com as enchentes que por anos atrapalham a vida de vocês”.
Os serviços serão executados pela empresa HF Engenharia e Construções Ltda., com supervisão da Secretaria de Obras da PJF. Com previsão de término para 2023, a obra representa um investimento de R$ 2.667.380,99, com intervenções estruturais e não estruturais com o objetivo de reduzir enchentes e alagamentos e melhorar as condições sanitárias, patrimonial e ambiental das ruas Padre Gabriel Van Wik e trechos das ruas Paulo Garcia, Marília, Afonso Garcia, Antônio Simão Firjan e Avenida Juscelino Kubitscheck.
Nesta primeira etapa, serão construídos cerca de 152 metros de rede pluvial, e os serviços terão uma duração de aproximadamente 30 dias. A região vem sofrendo há anos com os alagamentos, que causam transtornos e prejuízos. Em alguns pontos a água chega até um metro acima do nível da rua. Com essas obras, a prefeitura irá solucionar de vez os antigos problemas que afetam a população.