A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) vai estender o período de teste dos aparelhos de fiscalização eletrônica até o dia 19. Os radares entram em efetivo funcionamento no dia 20, sexta-feira. Entre os antigos e novos radares, instalados nas vias com maiores índices de acidentes, a cidade terá um total de 54 pontos de fiscalização.
Os equipamentos de fiscalização eletrônica entram em operação para garantir maior segurança ao trânsito de Juiz de Fora e fazem parte da continuidade do processo licitatório realizado no ano de 2018. Os aparelhos registram o excesso de velocidade nas vias, os avanços de sinais, a parada sobre faixa de pedestres e a circulação em faixa exclusiva de ônibus urbano e táxi. A sinalização horizontal e vertical já foi instalada, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em todos os pontos e nesta segunda-feira, 16, inicia a instalação de faixas alertando o motorista sobre o início do funcionamento efetivo no dia 20.
A empresa responsável pelos radares na cidade é a Mobit – Mobilidade, Iluminação e Tecnologia, declarada vencedora da licitação realizada em 2018. Os equipamentos estão em fase final de aferição e validação pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG). O secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, ressalta que os equipamentos são necessários para garantir um trânsito seguro e o direito à vida, reduzindo o número de vítimas em virtude de acidentes. Uma avaliação experimental dos radares poderá ser feita pela população, que poderá protocolar sua sugestão para melhoria da fiscalização eletrônica por meio de protocolo à SMU pela plataforma Prefeitura Ágil.
A listagem completa com os pontos de fiscalização eletrônica podem ser conferidas no Portal da PJF e no anexo.