Nesta segunda-feira, 16, o Comitê de Acompanhamento Interinstitucional para o retorno às atividades de ensino presenciais no município de Juiz de Fora, publicou a Nota Técnica N° 01/2022, que tem por objetivo orientar e incentivar as ações de controle e prevenção da Covid-19 nas instituições de ensino considerando o momento atual da pandemia e resguardadas as medidas eficazmente reconhecidas. A nota abrange relativamente às redes pública (municipal, estadual e federal) e particular.
Este documento substitui o Protocolo Sanitário De Retorno às Atividades de Ensino Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Município de Juiz De Fora, publicado em fevereiro deste ano. O Comitê, composto pelas secretarias de Educação (SE), Saúde (SS), Comunicação Pública (Secom) e a Procuradoria Geral do Município (PGM), aponta na nota as medidas eficazes que devem continuar sendo mantidas e outras que podem ser flexibilizadas como:
- Vacinação da população elegível, especialmente de trabalhadores da educação, crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos;
- Higienização frequente das mãos e etiqueta respiratória;
- Limpeza e higienização frequente das instalações;
- Uso de máscaras cobrindo boca e nariz, bem ajustadas, garantindo boa vedação (Passando a ter caráter de recomendação e não mais obrigatoriedade).
O documento aborda também mais oito tópicos que orientam as ações a serem tomadas dentro de cada ambiente da instituição de ensino. É recomendado fortemente na nota a vacinação de todos os indivíduos elegíveis, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Confira o documento na íntegra clicando no anexo
Foto: Pexels