Com a previsão de baixas temperaturas para o mês de maio, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou nesta terça-feira, 17, a portaria que institui o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas do ano de 2022. O objetivo da ação é zelar pela segurança e bem-estar da população, promovendo o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período mais frio do ano.
O Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas é intersetorial e foi criado pela primeira vez em Juiz de Fora na atual gestão, durante o inverno de 2021, após a implantação do Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, cuja coordenação técnico-operacional é exercida de forma compartilhada entre Secretaria do Governo (SG), Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e Secretaria de Assistência Social (SAS). A vigência do Plano de Contingência vai até o dia 30 de setembro de 2022.
A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta a importância da iniciativa. "No ano passado, pela primeira a Defesa Civil em Juiz de Fora encarou o frio também como uma situação de emergência e nos mobilizamos para salvar vidas. Este ano já temos previsão de frio intenso para o mês de maio e o Comitê foi acionado para desenvolvermos ações emergenciais", afirma.
A Secretaria de Governo (SG), através da Defesa Civil, monitora as condições de temperatura mínima e de sensação térmica. Conforme estabelece o decreto, durante todo o período de vigência do Plano o município está em estado de observação. Quando as temperaturas tendem a atingir 13º C, o estado é de atenção. Já quando as temperaturas atingirem 10ºC, o estado é de alerta; e ao atingirem 8 ºC, a situação será de alerta máximo.
Campanha Juiz de Fora Solidária no Frio
Como parte do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, a PJF, através da SEDH, em parceria com as secretarias de Governo, de Assistência Social e de Saúde, lança a campanha “Juiz de Fora Solidária no Frio”. A campanha tem como objetivo arrecadar cobertores para a população em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social, tendo em vista a chegada do período de baixas temperaturas no município.
Os interessados em colaborar com a iniciativa poderão entregar suas doações no Prédio da Prefeitura, localizado à Avenida Brasil 2.001, no Centro, das 8h às 18h; na Casa da Mulher, na Avenida Garibaldi Campinhos 169, Vitorino Braga, antigo prédio da Defesa Civil, das 7h30 às 17h; e no Passe Livre, que funciona na Rua Fonseca Hermes 143, no Centro, das 8h às 17h.
Foto: Carlos Mendonça