Na tarde desta terça-feira, 17, 45 famílias de Juiz de Fora em situação de vulnerabilidade social das regiões Leste e Sul, receberam sementes de hortaliças que serão plantadas em suas próprias casas. Cada kit pode produzir um pouco mais de 1.800 quilos de alimentos, e é composto por 59 sachês, das seguintes hortaliças e variedade: alface lisa, abobrinha italiana, beterraba, cenoura, quiabo e repolho branco. Mais 45 kits serão entregues na próxima semana para os catadores de recicláveis da região norte da cidade.
Assista ao vídeo
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da emenda parlamentar da deputada estadual Leninha Souza, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), com o objetivo de apoiar e desenvolver a produção de hortaliças no município, e promover a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e a concretização da segurança alimentar e nutricional.
A moradora e líder comunitária do Bairro Santa Cândida, Adenilde Petrina Bispo, recebeu as sementes e disse que está com muita esperança neste projeto. “Na pandemia da Covid-19, muitas famílias passaram por dificuldades aqui no bairro em ter legume e verdura na mesa, muitas continuam necessitadas, então estamos com uma expectativa alta de plantar e colher alimentos de qualidade e contribuir na alimentação dessas famílias”.
Lelimar Gomes, moradora do Bairro Jardim Umuarama, região Sul, tem três filhos e disse que “as sementes vão ajudar muito na alimentação das crianças, e também vai auxiliar no convívio. Eles vão me ajudar a plantar, vão aprender e mais tarde, futuramente, quem sabe até produzir”.
Presente nas entregas das sementes, a secretária da Seapa, Fabiola Paulino da Silva, ressaltou que “ações como essa, são de extrema relevância para mitigar os efeitos da pandemia e também da insegurança alimentar e nutricional que afeta especialmente os mais vulneráveis. Há diversos benefícios com a produção desses alimentos, entre eles, destaco a contribuição para a alimentação saudável e a ampliação da produção e oferta de comida de qualidade, segura e adequada para todas e todos”.
Juntamente com o Kit, ainda há duas cartilhas, uma elaborada pela Emater-MG sobre implantação de horta e uma outra elaborada pela Seapa, sobre conservação das sementes, manejo, colheita e pós-colheita das hortaliças, complementam o kit. Além disso, as famílias irão receber formação básica em horticultura, a fim de possibilitar sucesso na implementação das hortas.
Foto: Divulgação