Uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Sistema Prisional está incentivando a promoção de atividades culturais com internos de instituições locais. A proposta contribui para o processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade, oferecendo novas perspectivas para que se reintegrem à sociedade.
Na próxima segunda-feira, 30, a partir das 14h, detentos da Penitenciária I -José Edson Cavalieri apresentam trabalhos produzidos em referência ao aniversário da cidade. Poesia, letra de música, redação e maquete estão entre as criações artísticas, inspiradas na história de Juiz de Fora e no entendimento que os internos depreenderam de encontro sobre o tema. Antes de colocarem a criatividade em ação, eles participaram de conversa em que informações sobre a memória, curiosidades e pioneirismos do município foram o pano de fundo para ressignificar a relação de pertencimento dessas pessoas com o local em que vivem.
Novos olhares sobre quem está dentro do sistema é a tônica da iniciativa. A parceria, realizada através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), busca a inclusão de pessoas que se encontram, temporariamente, no sistema. A ideia é prover cidadania, humanização de relações, oportunidades, ampliando possibilidades de resgate de aspectos essenciais da vida em sociedade. Socializar primeiro, para depois ressocializar.
A proposta está em conformidade com o Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, que aponta na sua meta 25 a necessidade de “implementar e contribuir com os projetos de reinserção social para egressos do sistema prisional”, de forma a humanizar e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento profissional, a fim de favorecer um recomeço com mais dignidade a essas pessoas.
No último ano, essa disposição em trazer para fora dos muros o trabalho feito por pessoas privadas de liberdade, decorou árvores de Natal, que iluminaram pontos como o Mirante do São Bernardo. Os enfeites foram produzidos, artesanalmente, pelas mãos de mulheres acauteladas na José Edson Cavalieri.