Na manhã desta quarta-feira, 25, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) distribuiu 14 kits de sementes para famílias de catadores de materiais recicláveis da cidade. Cada kit pode produzir um pouco mais de 1.800 quilos de alimentos, e é composto por 59 sachês.
A catadora Flávia Helena Dias da Silva, da Associação de Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), recebeu o kit e falou sobre a importância de receber as sementes. “A verdura e os legumes estão muito caros, nós vamos poder plantar e colher os nossos próprios frutos. É um kit muito importante que nós vamos poder plantar nossos próprios legumes e verduras e nós podemos colher, não precisa comprar, é uma economia na nossa renda”.
A distribuição foi promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da PJF, por meio da emenda parlamentar da deputada estadual Leninha Souza, juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). Na ocasião, além dos 14 catadores e de representantes da Seapa, estiveram presentes a secretária de Governo, Cidinha Louzada; o secretário Especial de Direitos Humanos, Gabriel Rocha; e a diretora-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Gisele Pereira, que, semanalmente, se reúnem para discutir e promover melhorias para a categoria.
Na última semana, 45 kits de sementes também foram entregues às famílias de Juiz de Fora em situação de vulnerabilidade social das regiões Leste e Sul. Confira mais informações aqui. Além disso, o restante das sementes será distribuído a mais catadores de materiais recicláveis na próxima semana.
Juntamente com o Kit, ainda há duas cartilhas, uma elaborada pela Emater-MG sobre implantação de horta e uma outra elaborada pela Seapa, sobre conservação das sementes, manejo, colheita e pós-colheita das hortaliças, complementam o kit. Além disso, as famílias irão receber formação básica em horticultura, a fim de possibilitar sucesso na implementação das hortas.
Foto: Divulgação