Seguem até o próximo domingo, 12, as inscrições para o recrutamento de startups pelo edital do Sistema InovaLácteos, que oferece suporte técnico-científico para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores e economicamente viáveis para o complexo agroindustrial do leite. O edital, lançado no último mês, está disponível neste link.
Serão selecionados até 40 empreendedores com projetos e/ou serviços com potencial para a resolução de gargalos existentes em todo o complexo lácteo, seja no início da cadeia, indústria, comercialização, logística, entre outras atividades, visando tornar o setor mais competitivo e sustentável. Os empreendimentos escolhidos receberão suporte técnico e científico para o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores para a cadeia do leite. Na fase de incubação, os grupos receberão aporte de até R$ 25 mil para aprimorar o Produto Minimamente Viável (PMV). Não é necessário que a startup esteja constituída juridicamente para participar do edital.
“Foi realizado um levantamento entre diversas associações ligadas ao setor lácteo, das fazendas às empresas, para averiguar quais são as questões e os problemas enfrentados em cada etapa da produção do leite. Por isso, o próprio edital do InovaLácteos já sugere pontos que as equipes podem abordar – mas não se limitam somente a eles, deixando os inscritos livres para criarem seus projetos”, explica a pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e sub-coordenadora do projeto, Maria José Valenzuela Bell.
“O Sistema InovaLácteos, que reúne instituições de pesquisa da Zona da Mata, como a UFJF, Campo das Vertentes, como Lavras, e do Triângulo Mineiro é uma rede importante no aprimoramento da produção leiteira, fundamental em Minas Gerais. A Secretaria de Desenvolvimento e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estão trabalhando para constituir o Arranjo Produtivo Local (APL) do queijo frescal na cidade e, com certeza, as oportunidades que se abrem com esse edital, lançado pelo Sistema InovaLácteos, são parte importante do esforço de aproximar as instituições de pesquisa dos produtores rurais, de modo a elevar a qualidade e competitividade dos produtos da nossa cidade e região”, destaca o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado.
Liderado pela Agência de Inovação Polo do Leite, o Sistema InovaLácteos conta com suporte institucional do Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Desenvolvimento Econômico (Sede), além de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O programa foi criado com o objetivo de conectar instituições, startups, empresas e agentes econômicos do complexo agroindustrial do leite; para isso, dispõe do apoio de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, representados por quatro polos tecnológicos de Minas Gerais, localizados em Juiz de Fora, Viçosa, Uberaba e Lavras.
*Com informações do Ministério da Agricultura e UFJF