A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), em parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abrirá inscrição para o Curso “Metodologia Ativa: o jogo na aula de Português”.
A formação acontece na perspectiva do “LêMundo”, a nova proposta pedagógica do município. Com duração de 15 horas, o curso será oferecido de forma híbrida, por meio da live de abertura que será transmitida na quinta-feira, 23, a qual ficará disponível no canal da SE no YouTube, e da participação nos encontros presenciais que serão realizados em agosto e setembro no Centro de Formação do Professor, na Avenida Getúlio Vargas, 200 - Centro - Espaço Mascarenhas.
A participação na live é aberta a todos os interessados. Às 18h30, a professora Natália Sathler Sigiliano, UFJF, abordará o tema “Metodologia Ativa: o jogo na aula de Português”.
Para as 50 vagas do Curso de Extensão, poderão inscrever-se professoras e professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. Os interessados no curso deverão participar da live de abertura no dia 23/06 (ou assistir à live posteriormente no canal da SE no YouTube) e realizar a inscrição que estará disponível a partir das 9h de sexta-feira, 24 (enquanto houver vagas), neste link.
Nos encontros presenciais, que serão realizados nos dias 11/08, 25/08, 15/09 e 22/9, das 18h às 21h, serão abordados o jogo como instrumento metodológico de ensino, o engajamento dos estudantes e a ludicidade no ensino de língua portuguesa e literatura, entre outros temas. Kits de jogos serão distribuídos aos participantes do curso.
LêMundo
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Educação (SE), iniciou em março a nova proposta pedagógica do município, intitulada “LêMundo”. A iniciativa tem como objetivo garantir aos estudantes o primeiro direito à aprendizagem e, em virtude desse direito, é proposto o “desconfinamento” da leitura e da escrita enquanto responsabilidade única da área de conhecimento da Língua Portuguesa, focando, assim, em um ensino interdisciplinar que amplia as práticas de linguagem, atuando em quatro eixos: Alfabetização, Educação Inclusiva, Literarte e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC).
Para tanto, o Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), junto com os outros departamentos pedagógicos da SE, está organizando mensalmente ações formativas, como cursos, oficinas, reuniões e os seminários “LêMundo”. Durante os encontros, no intuito de realizar a formação dos profissionais da educação da rede municipal de ensino, são discutidas as possibilidades de realização da proposta intracurricular e interdisciplinar.
A Proposta Pedagógica do Município de Juiz de Fora (Caderno 1 - 2022) está disponível no site da PJF.
Seminários LêMundo
Desafios da Alfabetização como uma prática social
Salas de leitura: adentrando o espaço tempo de formação do leitor
Laboratório de Aprendizagem: cercas ou pontes de aprendizagem?