O Agosto Dourado é o mês de incentivo ao aleitamento materno que, assim como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê, seguindo de amamentação continuada com alimentos complementares adequados, por até dois anos ou mais. Em celebração a esta data, o Banco de Leite Humano (BLH), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realiza uma série de eventos educativos e de conscientização, que incluem oficinas, curso e salas de espera ao longo do mês.
Nesta quarta-feira, 3, de 14h às 16h, o “Mamaço”, ação que reúne mulheres que amamentam para uma roda de conversa, abre a programação do mês festivo no calçadão da rua Halfeld. Confira a programação completa abaixo.
Segundo a supervisora do Banco de Leite Humano, Sílvia Raquel, “o Agosto Dourado é um mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Durante todo este mês, nós intensificamos ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”.
Doação
Para doar, basta a mulher estar amamentando e produzir o excedente de leite, além do que o bebê dela consome, estar saudável e entrar em contato com o BLH pelo telefone 3690-7436. Estando apta para doar, o Banco entra em contato com a doadora para a realização do cadastro, apresentação dos exames e agendamento para recebimento dos frascos esterilizados e coleta do leite a ser doado.
O leite doado passa por várias análises, que verificam a isenção de riscos, e também por um processo de pasteurização antes de ser distribuído pelas UTIs neonatais de Juiz de Fora e região.
“Segundo o Fundo das Nações Unidas (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Estudos recentes mostraram que a promoção do aleitamento materno exclusivo é a intervenção isolada em saúde pública com o maior potencial para a diminuição da mortalidade neonatal e na infância. Doar leite materno é um gesto que salva vidas”, ressalta Sílvia Raquel.
O Banco de Leite Humano, vinculado à Subsecretaria de Assistência à Saúde (Ssas), da Secretaria de Saúde (SS), fica no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) na Rua São Sebastião, nº 772 , Centro.
Agosto Dourado
Conforme Sílvia Raquel, a cor dourada faz alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que foi definido pela OMS, por ser um alimento fundamental para a saúde das crianças nessa fase da vida, já que possui anticorpos necessários para o desenvolvimento do seu sistema imunológico. Além disso, essa celebração do Agosto Dourado é importante para o incentivo à doação de leite materno, já que bebês prematuros necessitam deste aleitamento.
Programação:
01 à 31/08/22 - Salas de espera - Apoio e Promoção aleitamento materno – Mitos e Verdades
Unidades de Atenção Primária, Banco de Leite Humano, Serviço de Ginecologia e Obstetrícia HU/UFJF - Salas de Espera sobre o aleitamento materno e doação
Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora/DSMGCA/SS/SSAS/PJF
Apoio: UFJF
03/08/2022 - 14h às 16h - Mamaço
Calçadão da Rua Halfeld
Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora/DSMGCA/SS/SSAS/PJF
Apoio: Suprema, UFJF, AMMA
23/08/2022 - 8h às 12h - Seminário Municipal do Aleitamento Materno
Local: Auditório da Faculdade de Enfermagem/ UFJF
Temas
1. Desafios do Aleitamento Materno - Palestrante: Enfª Silvia Raquel Peres Toledo Victor - Supervisora Banco de Leite Humano de Juiz de Fora
2. Colostroterapia, práticas de incentivo e apoio à amamentação de recém-nascidos prematuros - Palestrante: Dr. Vitor Alvim - pediatra e neonatologista do HU-UFJF/EBSERH.
3. Impacto do Aleitamento materno na redução da Mortalidade Materna e Infantil - Palestrante: Enfª Ana Beatriz Querino – Comitê de Mortalidade Materna de Juiz de Fora
Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora/DSMGCA/SSAS/SS/PJF
Apoio: UFJF
24/08/2022 - 13h às 17h - Oficinas de Capacitação
Faculdade de Enfermagem da UFJF
Oficina 01 -Manejo na lactação: ingurgitamento, fissura mamilar e obstrução de ductos - Mediador: Silvia Raquel Peres Toledo Victor
Oficina 02 - Como observar e avaliar a mamada e ordenha de leite humano - Mediador: Odete Pregal Monteiro
Oficina 03- Doação de Leite Humano: triagem, seleção e armazenamento - Mediador: Rosane Maria da Silva Alves - Farmacêutica responsável e técnica do laboratório de controle de qualidade do leite humano - BLH JF/DSMGCA/SSAS/SS/PJF
Oficina 04 - Avaliação e Manejo da Anquiloglossia: problemas relacionados à sucção no neonato - Mediador: Fonoaudióloga Carolina Ferreira Conti de Matos, Coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional João Penido.
Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora/DSMGCA/SSAS/SS/PJF
Apoio: UFJF
29/08/2022 - 14h às 16h - Curso para Gestantes
Local: Auditório da Vigilância em Saúde
Avenida dos Andradas, n° 523 .
Promoção: Banco de Leite de Juiz de Fora/DSMGCA/SSAS/SS/PJF
Outras informações:
(32) 3690-7436 - Banco de Leite Humano