A mostra "Philippe Vallois: Cartografias do desejo" faz parte da programação do Agosto Multicor, evento organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que valoriza a pluralidade e defende a diversidade de gênero. A exibição acontece dos dias 16 a 19 de agosto de 2022, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), Rua Benjamin Constant, 790, Centro. Serão exibidos três filmes produzidos pelo cineasta. O evento tem a curadoria de Bruno Hilário, e é uma das maiores atrações do Agosto Multicor. Essa é uma ação conjunta da PJF em parceria com a embaixada francesa no Brasil e a Fundação Clóvis Salgado, ambas realizadoras da Mostra.
Nascido no dia 27 de agosto de 1948, em Bordeaux, Philippe Vallois é considerado o mais importante cineasta do cenário LGBTQIAPN+ francês. Foi o primeiro cineasta a produzir o primeiro filme gay na França em 1976, além de outras produções multiculturais, curta e médias-metragens que traziam tons poéticos, experimentais e provocantes.
Vincent Nédélec, Adido de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil ressalta a importância da mostra e da figura de Vallois para a construção da cultura LGBTQIAPN+. “A ‘Mostra Philippe Vallois: Cartografias do desejo’, ao mapear a sensibilidade presente na obra do artista, tece um espaço comum para que possamos conhecer suas fontes de inspiração e o ineditismo de sua trajetória cinematográfica. Vallois tem salutar importância estratégica e histórica ao abordar a homossexualidade em um período ainda hostil à temática, caracterizado pela vivência da sexualidade às escondidas. No esteio da retomada das atividades presenciais, a vinda do cineasta a Belo Horizonte e Juiz de Fora ressalta o nosso compromisso com o livre debate de ideias, bem como a promoção e o respeito à diversidade em suas variadas expressões artísticas”.
Para o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, esse momento conecta o município de Juiz de Fora com outros olhares e ressignifica a diversidade. "Essa parceria é de suma importância para a Prefeitura de Juiz de Fora, pois representa a aproximação entre e Embaixada da França no Brasil, através da filmografia do cineasta Philippe Vallois; a SecultMG, através da Fundação Clóvis Salgado, a Aliança Francesa - Juiz de Fora e a PJF. Poder exibir parte da filmografia do cineasta Philippe Vallois, que aborda questões de gênero e de identidades, em meio a um programa que se chama ‘agosto multicor’ é reiterar o papel da cultura como vetor de desenvolvimento e de inclusão social".
Confira a programação completa:
16/08 - Terça-feira
19h - Johan (Philippe Vallois, FRA, 1976) | 18 anos | 1h21
17/08 - Quarta - feira
19h - Nós Somos um Só Homem (Nous étions un seul homme, Philippe Vallois, FRA, 1979) | 18 anos | 1h31
18/08 - Quinta-feira
19h - Halterofilia: A Serpente Arco-Íris (Haltéroflic, Philippe Vallois, FRA, 1983) | 18 anos | 1h30
19/08 - Sexta-feira
19h- Johan - Segredos de Filmagem (Johan - Secrets du tournage, Philippe Vallois, FRA, 2006) | 18 anos | 27min
Graças à sua coleção de material pessoal, Philippe Vallois nos conta a história de Johan, filme inspirado em seu amado; que, em 1975, foi considerado o primeiro filme de autor gay francês.
Paris à Noite: República Bastilha (Paris by Night: Republiqué Bastille, Philippe Vallois, EUA, 1976) | 14 anos | 26min
Yves Mourousi e a atriz Evelyne Dress nos mostram o bairro République Bastille à noite em meados dos anos 1970.
A programação completa do Agosto Multicor você confere pelo link
Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"