O museu itinerante “Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas”, da Fiocruz, estará em Juiz de Fora do dia 31 de agosto ao dia 3 de setembro no Parque Municipal. O museu terá exposições, módulos interativos, jogos e intervenções artísticas. O espaço tem como objetivo popularizar e democratizar a ciência, oferecendo descobertas e reflexões por meio de atividades interativas.
“Gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, de forma acessível, é parte fundamental do nosso desenvolvimento. Nós estamos muito felizes por conseguir trazer essa iniciativa, de forma gratuita, para todos os juiz-foranos e juiz-foranas”, destacou a prefeita Margarida Salomão
As atrações estarão disponíveis para visitação da comunidade, escolas públicas e privadas de Juiz de Fora, das 8h às 17h. A entrada no Parque e visitação no museu são gratuitas, sendo que o acesso ao Parque Municipal termina às 16h. As escolas interessadas em realizar a visitação podem agendar a participação pelo telefone do parque: (32) 3241-6532. O museu tem capacidade para receber até 300 pessoas simultaneamente a cada 90 minutos.
Juiz de Fora será a primeira cidade a receber o museu itinerante depois da pandemia da Covid-19. Essa é uma parceria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O museu utilizará uma área de 600 metros quadrados para promover suas atividades e oferecerá várias ações focadas no campo da biologia, química, física, arte, entre outros. As atrações serão divididas em sete módulos: "Água é vida”, “Por dentro de nós”, “M3u cér3bro m3 engana”, “Brincando se aprende, Exposições”, “Na onda da transformação - mecânica", “Na onda da transformação - eletricidade”. Para que o público possa aproveitar ao máximo as experiências oferecidas, o percurso é dividido em duas partes.
No ginásio do parque haverá atividades lúdicas e interativas. Todo o trajeto será orientado e monitorado pelos profissionais da Fiocruz e turismólogos que atuam no parque.
Criado no ano de 2006, o projeto Ciência Móvel já realizou mais de 160 viagens nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. O intuito é discutir a realidade do país, pois, diferentemente dos grandes centros, as cidades do interior e locais periféricos nem sempre contam com fácil acesso aos espaços onde o consumo da cultura, da ciência e as informações são concebidas através da história, tal como os museus. Segundo Fernanda Gondra, coordenadora do Ciência Móvel, "um dos maiores benefícios é quando o público que visita o local entende que a ciência faz parte do cotidiano. Essa descoberta encanta a todos e faz do espaço um local mágico”.
O secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, disse estar muito feliz com a oportunidade de oferecer acesso gratuito ao conhecimento de alto nível para centenas crianças de Juiz de Fora, em uma ação inédita da PJF com a Fiocruz, uma instituição séria, de credibilidade nacional e internacional, tendo sido responsável pela produção da vacina contra a Covid-19 no Brasil. “Tão logo recebi a proposta da produtora Denise Zaghetto, percebi que trazer a carreta da Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas para o Parque Municipal ratifica o comprometimento do governo municipal com a educação, inclusão social e difusão de conhecimento. Continuamos construindo uma cidade para todos”, destacou o secretário.