A prefeita Margarida Salomão anunciou nesta quarta-feira, 31, o fim da lista de espera para crianças cadastradas no ano passado para vagas em creches parceiras do município. Essa é mais uma promessa de campanha da prefeita realizada. É a primeira vez que Juiz de Fora consegue zerar a lista de espera. “A Educação Infantil é um momento fundamental para a formação de qualquer ser humano. Então nós estamos fazendo esse grande avanço em Juiz de Fora. Um avanço que era o nosso compromisso. Palavra dada, palavra cumprida”, disse a prefeita.
Assista ao vídeo
No comparativo dos anos anteriores, é possível verificar o número de crianças que terminaram o ano na fila de espera: em 2018, eram 1.479; em 2019, 1.680; em 2020, 1.107; em 2021, 899; agora em 2022, a fila está zerada.
Para que este patamar fosse alcançado, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou várias ações como a inauguração da nova Creche Comunitária Olga de Oliveira Frizero, ocorrida em março deste ano; transferências de matrículas entre as creches, que ocorre ao longo do ano, otimizando a organização das vagas; ampliação de vagas com a melhoria de uso dos espaços físicos das instituições já existentes; além de um aporte financeiro de cerca de R$ 1 milhão.
Essas ações contam ainda com a inauguração em maio de uma nova escola infantil, anexa à Escola Municipal Carlos Alberto Marques, no bairro Nova Califórnia, atendendo a 136 crianças de quatro e cinco anos, garantindo a expansão do atendimento à Educação Infantil de forma significativa.
Abertura de matrículas suplementares imediatas
Além disso, a partir do dia 5 de setembro, a Secretaria de Educação (SE) fará a abertura de matrículas para vagas suplementares em creches. Serão disponibilizadas vagas em 29 instituições parceiras do município para crianças entre zero e três anos que não participaram do cadastramento do ano passado.
O responsável deverá comparecer na Secretaria de Educação, Avenida Getúlio Vargas, 200, 2º Piso, sala 21, apresentando os seguintes documentos: Certidão de nascimento da criança (original e cópia) e Documento de identidade do responsável (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia). O atendimento será realizado de 8h às 11h, mediante distribuição diária de 30 senhas. Para fins de matrícula suplementar, serão disponibilizadas apenas as vagas existentes nas Instituições relacionadas neste aviso, visto não possuírem fila de espera referente ao cadastro regular.
Outras informações podem ser obtidas no arquivo em anexo ou pelo telefone: 3690-7721.