| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 1/9/2022 - 10:33



Centro de Vigilância em Saúde realiza Multivacinação e também aplica imunizantes contra a Covid-19, Influenza e Poliomielite neste sábado, 3



Portal de Notícias PJF | Centro de Vigilância em Saúde realiza Multivacinação e também aplica imunizantes contra a Covid-19, Influenza e Poliomielite neste sábado, 3 | SS - 1/9/2022

No próximo sábado, 3, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza vacinação no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Av. Dos Andradas, 523, no Centro, de 8h às 13h. Além das vacinas contra a Covid-19 e Influenza para todos os públicos disponíveis, , incluindo as crianças de 3 e 4 anos e a quarta dose para as pessoas de 18 anos ou mais, também serão aplicados os imunizantes de rotina e contra a poliomielite, no contexto da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes.
 

A vacina contra a Influenza é voltada para toda a população a partir de seis meses de idade. As doses para estes públicos podem ser tomadas simultaneamente com a vacina contra a Covid. A SS destaca a importância do recebimento da vacina de reforço e pede para que todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.
 

Os pais e responsáveis devem levar o cartão vacinal da criança. As crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade recebem a vacina pólio oral, a gotinha. Ao mesmo tempo, com o intuito de atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, será realizada multivacinação com a aplicação de diversos imunizantes. Reforçamos que todas as vacinas de rotina podem ser recebidas conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e Influenza sem qualquer tipo de problema.
 

As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua. A 2ª dose da Janssen é destinada a todas as pessoas que receberam a primeira dose desse imunizante há dois meses ou data anterior.  Já o intervalo entre 1ª e 2ª aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da 2ª dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses.
 

A pasta explica que as doses de reforço, ou terceiras doses, para o público geral são apenas para os maiores de 12 anos. Não há recomendação de reforço para as crianças, com idades entre 3 e 11 anos, que recebem apenas as duas doses contra o coronavírus. A dose de reforço só é aplicada para estas pessoas caso elas sejam imunossuprimidas.
 

Até o momento, a quarta dose não está liberada para a população geral, sendo recomendada apenas para pessoas com imunossupressão e pessoas com 18 anos ou mais de idade.
 

Pessoas na faixa etária entre 18 e 39 anos, que receberam a dose única e o reforço do imunizante Janssen, poderão tomar o segundo reforço quatro meses após o primeiro com qualquer outro imunizante. Já para pessoas com 18 anos ou mais de idade ou imunossuprimidos, o terceiro reforço do imunizante, com qualquer outro imunizante, deve ser aplicado quatro meses após o segundo reforço.
 

Documentação
 

Aqueles que forem receber a primeira dose da vacina devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Crianças que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento. A PJF pede que seja levado uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora. As crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.
 

As pessoas que vão receber a D2 ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos/pessoas com comorbidade, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.
 

Para se imunizar, o profissional de saúde deve levar declaração e/ou comprovante (contracheque, carteira de trabalho) de vínculo profissional.
 

Reforçamos o pedido para todos que serão vacinados levarem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível aqui, isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.
 

Segundas doses (adultos)
 

AstraZeneca - A aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Portanto, recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 3 de setembro ou data anterior.
 

Coronavac - A aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 3 de setembro ou data anterior.
 

Janssen - As segundas doses do imunizante Janssen são destinadas às pessoas que receberam a primeira dose desta vacina no dia 4 de julho, ou seja, dois meses após a vacina de dose única.
 

Pfizer - Quem recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 14 de agosto ou antes pode procurar o posto de imunização para receber a segunda.
 

Doses de reforço (adultos)
 

As doses de reforço são destinadas às pessoas a partir de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais. Os imunossuprimidos, que receberam a D2 há pelo menos 28 dias, também devem receber a dose de reforço, e a quarta dose deve ser aplicada quatro meses após a D3. Recebem também o segundo reforço, as pessoas de 18 anos ou mais. Os vacinados com o imunizante Janssen com idades entre 18 e 39 anos de idade, recebem a segunda dose de reforço, e um terceiro reforço é voltado para pessoas com 18 anos ou mais de idade.
 

Para as crianças
 

Pedimos aos pais e responsáveis que levem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação das crianças, cujo modelo está disponível aqui, isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.
 

Vacinas contra a Influenza
 

As vacinas contra a Influenza são voltadas para toda população acima dos seis meses de idade. A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.  Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG).
 

Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação original com foto. Para a imunização das crianças, é necessária, além da presença de um responsável, a apresentação de um documento original, juntamente com o cartão de vacina.
 

Poliomielite e Multivacinação
 

Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas.
 

Antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha).
 

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.
 

A meta é manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados. Para isso, o objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais.
 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"



 IMPRIMIR 
13/12/2024 - EMPAV
Boniteza na praça: PJF finaliza revitalização da praça de Santa Luzia
13/12/2024 - SEAPA
PJF lança edital com últimas vagas da área gastronômica do 2º andar do Mercado Municipal
12/12/2024 - SEAPA
Tenda do Mercado Municipal tem horário especial para as compras de Natal
12/12/2024 - SMU
Pism gera mudanças no trânsito do bairro São Pedro neste final de semana
12/12/2024 - SS
PJF oferece curso MBA para servidores da Secretaria de Saúde
12/12/2024 - FUNALFA
Espetáculo “Dançando com Estrelas” promove protagonismo artístico e celebração cultural
12/12/2024 - SEDH
Alunos do CPC participam de sessão de cinema antes das provas do PISM
12/12/2024 - PROCON
Phormar comparece ao Procon para esclarecer irregularidades em fundos de formatura
12/12/2024 - FUNALFA
Lei Paulo Gustavo: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas recebe exposição de artes visuais neste sábado, 14
12/12/2024 - SEDIC
“Vagou JF” tem vaga para Cozinheiro e outras oportunidades de emprego
12/12/2024 - SEDH
Campanha “Natal de todas e todos nós" segue até dia 21
12/12/2024 - SESUC
Jogo solidário arrecada alimentos para o Mesa Brasil
12/12/2024 - SE
Estudantes da E. M. Pres. Tancredo Neves participam do projeto “Minds of the Future” da UFJF
12/12/2024 - SAS
Centro de Convivência da Pessoa Idosa promove Mostra Cultural
12/12/2024 - SE
Cantata de Natal da E. M. Cel. Emílio Esteves dos Reis emociona moradores de Humaitá
12/12/2024 - FUNALFA
Teatro Paschoal Carlos Magno recebe o espetáculo de dança “Mistério no Sítio”
11/12/2024 - SESMAUR
Fiscalização determina a interdição de marquises no Vitorino Braga e na rua Santa Rita
11/12/2024 - SEPUR
Audiência Pública do Plano Diretor de Juiz de Fora é realizada no prédio da PJF
11/12/2024 - SEL
Juiz de Fora recebe Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil 2024 de handebol
11/12/2024 - FUNALFA
Praça CEU terá Cantata de Natal e Mostra de Dança nesta quinta, 12
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2