Nesta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou uma nova etapa das obras de implantação dos cerca de 1.500 metros da rede de drenagem pluvial da Várzea de Benfica. Agora, os trabalhos estão focados na Avenida Antônio Simão Firjan, entre a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e a Rua Galileu Picoreli, no Distrito Industrial.
O trecho irá receber 300 metros de galerias de águas pluviais. As obras na Várzea de Benfica tiveram início em maio e já somam 700 metros de redes implantadas. Os serviços estão sendo executados pela empresa HF Engenharia e Construções Ltda., com supervisão da Secretaria de Obras (SO) da PJF.
O objetivo da intervenção é reduzir as enchentes nas ruas Padre Gabriel Van Wik, Professora Helena Antipoff, Doutor Paulo Garcia, Sebastião Garcia e Afonso Garcia, além das avenidas Antônio Simão Firjan e Presidente Juscelino Kubitscheck. Trata-se de uma demanda antiga da região, que sofre há anos com alagamentos. Em alguns pontos, a água chega até um metro acima do nível da rua. O total das intervenções tem previsão de término para 2023, representando um investimento de mais de R$ 3 milhões em saneamento.
Trânsito na Avenida Antônio Simão Firjan
Para a condução das ações, a Secretária de Mobilidade Urbana (SMU) interditou totalmente a faixa de rolamento da avenida das 7h até às 17h. Além disso, foi preciso alterar o itinerário das linhas de ônibus 718, 726, 740, 742 e 745, até o término das obras. A previsão é de que a intervenção na Antônio Simão Firjan seja concluída até o final de novembro. Esse prazo pode variar conforme o impacto da chegada do período chuvoso.