Na manhã desta terça-feira, 21, foi dado início à produção de 2064 bem-casados e a mesma quantidade de brigadeiros, que serão entregues aos noivos e noivas que celebram a união no próximo domingo, 25, durante casamento comunitário realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no Parque Municipal. Os doces serão feitos em parceria pelos adolescentes acautelados no Centro Socioeducativo (CSE) de Juiz de Fora e a Dispropan.
Os jovens já receberam o material e até aventais para começo da tarefa e estão sendo treinados por profissionais em confeitaria, dentro da oficina de padaria da unidade, para atenderem ao pedido a tempo da festa. União de esforços e intersetorialidade são os ingredientes principais da receita. Setores da Prefeitura, sistema prisional e iniciativa privada estão envolvidos na realização do casamento comunitário, organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). “Isso mostra a capacidade da prefeita Margarida Salomão de interagir com a cidade e ao mesmo tempo reconhecer o papel de inclusão das pessoas neste modelo novo de gestão do município com a construção de projeto e ações que são compartilhadas com todos os setores", afirmou o secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha.
Uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Turismo (Setur) com a empresa Dispropan, para projetos voltados ao setor, está viabilizando ação social, que irá beneficiar a mulheres e jovens acautelados, ampliando oportunidades no reingresso à sociedade e na inserção no mercado de trabalho. “É uma grande alegria para a Secretaria de Turismo participar desse projeto, que é uma oportunidade para mulheres e jovens, inviabilizados pela sociedade, de se capacitarem. Comprovamos que boas parcerias são fundamentais para amplificar nossas ações e causar impacto positivo na sociedade”, conforme destacou a gerente de Desenvolvimento Turístico, Tatyana Herdy Hill.
Durante visita realizada ao Centro Socioeducativo, Biel mostrou para os internos a importância do trabalho a ser realizado. “Vocês irão fazer os doces para um casamento comunitário. São 172 casais das mais diferentes regiões da cidade, que não têm como arcar com os gastos de um casamento e que vão realizar esse sonho, oficializando a união. O trabalho de vocês vai fazer parte de um momento muito especial para essas pessoas. Dizem que casamento sem bem casado, não é casamento. Então, está nas mãos de vocês”, incentivou.
A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, destacou a importância da parceria iniciada com o Centro Socioeducativo, a partir de uma visita em que conheceu a oficina de padaria. “O que vocês produzem aqui é muito bom e gostoso. Não poderia ficar só para consumo interno. Desde então, já levamos lanches e bolos para tantos eventos e, com isso, estamos mostrando para a cidade outras perspectivas sobre quem está, temporariamente, privado de liberdade e assim abrindo novas oportunidades para quando vocês vierem a se reintegrar à sociedade”, enfatizou.
O diretor geral do Centro, Osnério Abreu, reafirmou a importância de envolver os adolescentes com projetos externos. Além da capacitação trazida durante o período de permanência na unidade, os jovens começam a compreender o valor das relações e o novo papel que cada um pode exercer na comunidade. “A gente precisa dessa abertura para entregar aos adolescentes uma oportunidade diferente daquela realidade que eles viviam quando chegaram aqui”, apontou.
Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"