Juiz de Fora é uma das sete cidades escolhidas para participar de projeto piloto da Defesa Civil Nacional para emissão de alertas em formato de Flash SMS. O projeto começa a ser executado nesta segunda-feira, 16.
A iniciativa foi desenvolvida pela Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap) e o objetivo é garantir que alertas sobre situações emergenciais sejam vistos com mais rapidez. O Flash SMS funciona como um dispositivo intrusivo, agindo como um "pop-up" que se sobrepõe às telas. O mecanismo no celular possibilita que a mensagem apareça na tela sem que o usuário precise clicar para abri-la.
Inicialmente, os alertas neste formato serão enviados apenas em situações de emergência que sejam categorizadas como severidade “Muito Alta” ou, então, classificadas como “Extreme” pelo protocolo CAP (Protocolo de Alerta Comum), severidade ligada a ocorrências extraordinárias que põe em risco vidas ou propriedades. O projeto futuramente deve ser flexibilizado para atender outras formas de alerta.
Sete cidades foram selecionadas pela Idap para participar do projeto piloto a fim de abranger municípios com diversas características geográficas. Além de Juiz de Fora, participam as cidades de Anápolis (PE), Angra dos Reis (RJ), Parauapebas (PA), Paranaguá (PR), Petrolina (BA) e Petrópolis (RJ). Nesta sexta-feira, 13, a Defesa Civil participou da reunião com a Defesa Civil Nacional, para idealizar o projeto.
A ação passará por um período de testes nos municípios selecionados para avaliar os objetivos traçados pela Defesa Civil de cada cidade. A análise dos resultados, o funcionamento do sistema e a receptividade da população são alguns dos aspectos a serem observados. O projeto conta com um eixo em telecomunicação composto pela Anatel, Conexis e ABR Telecom responsável por colocar em prática o sistema.
A partir desta segunda-feira, os usuários já cadastrados no 40199 receberão um SMS convencional, informando o início da funcionalidade. Para se cadastrar no 40199 e receber os alertas da Defesa Civil, é só enviar um SMS com o CEP para o telefone 40199. O serviço é gratuito.