Estão abertas as inscrições para o 1° processo de escolha complementar dos representantes da sociedade civil para o biênio 2022-2024 do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). As inscrições seguem até dia 25, na secretaria executiva do CMAS, na Rua Halfeld, 450, 5º andar, de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 16h30. O Fórum para a eleição e a posse será no dia 9 de fevereiro.
As vagas disponíveis são referentes às vacâncias do 13° Processo de Escolha, realizado no final de 2022. Portanto, podem se candidatar representantes da sociedade civil, nas seguintes categorias: Organizações de Usuários da Política da Assistência Social; Representantes dos Conselhos Regionais de Assistência Social de Juiz de Fora (Coreas - Categoria de usuários); e Organizações Representativas de trabalhadores da área de Assistência Social.
O cronograma e o edital para a participação já estão disponíveis para acesso.
De acordo com a coordenadora da Comissão Eleitoral, Jessika Kojima, é importante que a sociedade civil tenha participação e proatividade no Conselho, considerando a centralidade deste espaço no fortalecimento da Política de Assistência Social. “Os segmentos da sociedade civil que não foram eleitos em 2022, estão convidados a participar deste processo de escolha complementar. Todo o conselho está à disposição para qualquer dúvida ou orientação”.
CMAS/JF
Órgão deliberativo e controlador das ações, em todos os níveis, de caráter permanente e de âmbito municipal, é vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Tem a função de estabelecer diretrizes a serem observadas no Plano Municipal de Assistência Social, aprovar as políticas do setor e gerir o Fundo Municipal, fiscalizando a movimentação e aplicação de recursos. O conselho é composto por 13 representantes do poder público e 13 da sociedade civil, sendo quatro de entidades prestadoras de serviços socioassistenciais, três de organizações de usuários e quatro dos conselhos regionais de assistência social (Coreas) ou congêneres e dois trabalhadores da área.
Outras informações:
cmasjf@pjf.mg.gov.br ou pelo telefone 3690-7966