As 14 escolas de samba confirmadas nos desfiles oficiais do Carnaval 2023 em Juiz de Fora estão acelerando o ritmo de ensaios e os preparativos para a volta à Passarela do Samba. A última apresentação das agremiações aconteceu em 2017, deixando uma lacuna nessa que é uma das grandes tradições da cidade. Neste ano, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) optou pela retomada dos desfiles e também pelo retorno ao calendário oficial da folia.
Em 2023, os desfiles competitivos das escolas de samba serão realizados nos dias 20 e 21 de fevereiro, na Passarela do Samba, que será montada na Avenida Brasil, no trecho entre as pontes das ruas Manoel Setembrino de Carvalho (concentração na Rua Maria Perpétua) e Benjamin Constant (dispersão). A ordem de apresentação das agremiações foi definida pela Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf):
Segunda-feira | 20/02
Grupo de Acesso | A partir das 21h30
Tempo máximo de desfile: uma hora e cinco minutos
Tempo mínimo de desfile: 45 minutos
- Mocidade Independente do Progresso
- Partido Alto
- Vale do Paraibuna
- União de Santa Luzia
- União das Cores
Terça-feira | 21/02
Escolas mirins | A partir das 18h
Tempo de desfile: 60 minutos
- Mocidade Alegre do Amanhã
- Herdeiros da Vila
- Império da Torre
Grupo Especial | A partir das 21h
Tempo máximo de desfile: uma hora e dez minutos
Tempo mínimo de desfile: 55 minutos
- Rivais da Primavera
- Unidos das Vilas do Retiro
- Mocidade Alegre
- Turunas do Riachuelo
- Feliz Lembrança
- Real Grandeza
Após o cancelamento dos desfiles competitivos por cinco anos consecutivos, é grande a expectativa pela retomada da festa. “Quando se fala em retorno, a gente entende que existem muitas dificuldades, mas também existe a vontade de fazer dar certo”, afirma Bruno de Souza Pereira, presidente da União das Cores. “Queremos que todo mundo se divirta, que todo mundo chegue para a gente fazer um carnaval bonito”.
Mobilizar a comunidade tem sido um dos principais desafios neste processo de volta. “Estamos, aos poucos, reconquistando os antigos foliões e investindo também em gente nova”, conta o presidente da Escola de Samba Partido Alto, Leonardo Alves. Ele afirma que o trabalho nas quadras está a todo vapor. “Na confecção de fantasias, estamos bem adiantados e, a partir da próxima semana, pegaremos firme na produção das alegorias”.