Das 11 cooperativas de agricultores familiares habilitadas para fornecerem alimentos para as escolas municipais e creches parceiras por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), nove delas entregaram as amostras dos produtos durante esta semana, entre elas, de alimentos estocáveis (arroz, feijão, canjiquinha e outros) e de perecíveis (verduras, legumes, frutas, manteiga e outros).
Conforme o art. 14, da Lei nº 11.947/2009, 30% do total dos recursos do Pnae devem ser direcionados à compra direta de produtos da agricultura familiar, e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pela primeira vez coloca em prática, porém destinando 96% dos recursos, representando praticamente sua totalidade, para esse módulo de aquisição. Desta forma, os agricultores conseguem mais uma fonte de renda fixa para escoar a produção, e os 45 mil alunos têm acesso a alimentos de qualidade, frescos e mais saudáveis.
Agora, os alimentos serão avaliados pelos nutricionistas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Depois, os contratos serão assinados e a previsão é que as organizações comecem a entregar a partir de março em todas as 148 unidades escolares.
Outras informações:
Whatsapp: 2104-8619