A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em compromisso assumido com a população, inicia nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, o funcionamento estendido em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Inicialmente, as unidades Bandeirantes, Linhares, Marumbi, Monte Castelo, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Luzia, Santo Antônio e Santos Dumont vão atender os seus usuários de referência de segunda à sexta-feira, de 7h às 20h, de forma ininterrupta.
No anúncio, a prefeita Margarida Salomão ressaltou a importância da extensão de horário. “Isso para nós significa o nosso grande compromisso com a saúde básica, que é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao fazer essa primeira etapa do processo de alargamento, estamos observando como funciona, vamos acompanhar e monitorar para poder aprender, e pretendemos ampliar para as outras 63 Unidades Básicas de Saúde”.
Cada unidade contará com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, recepcionista, porteiro e auxiliar de serviços gerais, além da equipe já presente na UBS que permanece em seu horário habitual. “13 horas de trabalho ininterrupto. Isso significa um atendimento de qualidade à saúde para 33 mil pessoas em Juiz de Fora. Isso é uma mudança importante”, reafirma a chefe do executivo municipal.
Serão realizados atendimentos médicos e de enfermagem, por demanda espontânea e agendamento, com foco na população trabalhadora coberta por essas unidades, que não tem condição de acessar a UBS durante seu horário normal de funcionamento. A vacinação permanece sendo ofertada de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. Às quintas-feiras, as nove unidades param de 15h às 17h para a realização de reunião, e retornam o atendimento logo em seguida.
Conforme o secretário de Saúde, Ivan Chebli, este é “um sonho, como servidor público há 35 anos, acalentado há muito tempo. A ampliação do horário de atendimento é uma estratégia para aumentar a cobertura, fazer mais promoção à saúde, prevenção de doenças, evitar superlotação das unidades de Urgência e Emergência, atendendo oportunamente os pacientes”.
Também participaram do anúncio o presidente da Câmara do Vereadores, José Márcio Garotinho, e os vereadores Tiago Bonecão, Kátia Franco, Cida Oliveira, Laiz Perrut, Vagner de Oliveira e Nilton Militão.
Boas-vindas aos novos servidores
Na tarde desta terça-feira, 31, a prefeita também deu as boas vindas aos novos servidores contratados em reunião realizada no auditório da PJF. “Quero saudar as novas trabalhadoras e os novos trabalhadores que nós estamos integrando no grande conjunto de pessoal da PJF. Contamos com a dedicação, o empenho e com a compreensão delas em relação a uma situação que é sempre muito desafiadora: o atendimento das pessoas perto dos lugares onde elas moram, que, na verdade, é uma concepção estrutural do SUS”.
Compareceram ao evento o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Célia de Souza, os presidentes dos Conselhos locais de Saúde, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), Francisco Carlos da Silva, e a ouvidora municipal de Saúde, Samantha Borchear.
Foto: Carlos Mendonça