A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou neste sábado, 4, mutirão para recolhimento de materiais que podem acumular água, como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. A ação aconteceu nos bairros Milho Branco e Linhares. Ao todo, foram recolhidas 32,14 toneladas. Os materiais recicláveis serão destinados às associações de catadores.
A iniciativa do Programa Boniteza visa combater arboviroses como dengue, zika vírus e chikungunya. Ao longo da semana, 60 agentes de combate à endemia atuaram em cada região visitando residências e realizando atividades de mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), praças e feiras dos bairros. Foram passadas orientações sobre formas de prevenção e sobre os sintomas mais comuns das doenças.
Nesta semana, a ação acontece nos bairros Vila Montanhesa e Retiro. Durante a semana, as equipes vão atuar na orientação à população e no próximo sábado, 11, acontece o Dia D. De 8h às 12h, serão recolhidos materiais como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. Os materiais só devem ser deixados na rua no Dia D (sábado, 11).
A iniciativa faz parte de uma ação conjunta da PJF, por meio do Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo (SG). Além da SG, a ação envolve a Secretaria de Saúde (SS), a Secretaria de Obras (SO), a Secretaria de Comunicação (Secom), a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), a Secretaria de Educação (SE), a Secretaria de Assistência Social (SAS), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav).
Confira o cronograma do Dia D contra as arboviroses:
Sábado, 11/2, de 8h às 14h - Vila Montanhesa e Retiro
Sexta, 17/2, de 8h às 16h - Santa Luzia
Sexta, 24/2, de 8h às 16h - Jardim Glória
Sábado, 4/3, de 8h às 14h - São Pedro
Ferramenta de denúncias
Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes Aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O MonitorAr pode ser acessado em qualquer navegador através de smartphones, tablets, notebooks e computadores. O sistema permite que as pessoas possam realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.
As denúncias também podem ser realizadas através do telefone (32) 3212-3070 ou pelo email dengue@pjf.mg.gov.br.