Cerca de 250 mulheres que atuam como lideranças comunitárias participaram de um encontro organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) neste 8 de março, no Parque Municipal. O evento celebra o Dia Internacional das Mulheres e visa valorizar a atuação feminina no município.
Durante o “Café com Mulheres Lideranças nas Comunidades”, a prefeita Margarida Salomão destacou que as políticas públicas voltadas para as mulheres são prioridade na gestão. “Na saúde, são as mulheres que vão para a fila marcar consulta, que levam as pessoas doentes para as Unidades Básicas de Saúde. Por isso é tão importante que os postos de saúde estejam abertos mais tempo”, disse.
O evento contou com a exibição de vídeo produzido pela PJF em homenagem à atuação feminina para a construção do município. Tanto das mulheres que compõem a administração municipal quanto das lideranças comunitárias. “Só haverá uma democracia satisfatória no nosso país na medida em que as causas das mulheres venham também a ser enfatizadas”, destacou a prefeita.
A atual administração forma um governo paritário de homens e mulheres no Secretariado. “Tenho escolhido mulheres de luta para compor o nosso governo. Metade do secretariado são mulheres, todas muito qualificadas e competentes”, destaca Margarida.
Como ressalta a Secretária de Governo, Cidinha Louzada, o evento é uma oportunidade de reunir diversas mulheres que atuam coletivamente na construção de uma Juiz de Fora melhor. “É um momento especial para nós. Com a pandemia, a gente não podia se encontrar. Agora podemos nos juntar, abraçar e matar a saudade”, conta Cidinha.
Uma das lideranças comunitárias presentes foi Aparecida de Fatima dos Santos Silva, moradora do Parque das Águas e líder no residencial Santa Cândida. “Tenho comigo uma luta diária, não somente pelo meu bem estar, mas por toda a comunidade. Uma comunidade feminina, uma comunidade guerreira, que luta todos os dias por sua família, por sua integridade, por sua condição de mulher. Eu hoje estou muito feliz por ter na administração pública municipal um grupo de mulheres guerreiras, mulheres que eu acompanho o trabalho há muitos anos. Tenho muito orgulho de tudo que tem acontecido ao longo desta administração”, relata Aparecida.
Foto: Carlos Mendonça