Pais e responsáveis atenderam o chamado da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao Centro de Vigilância em Saúde e ao drive Thru na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no primeiro sábado do “Imuniza JF”. Idosos, adultos e crianças tiveram a oportunidade de participar das campanhas ativas e puderam ainda ficar em dia com o cartão vacinal.
Neste sábado, 15, foram aplicados 4.676 doses contra a Influenza, 1.586 doses da bivalente contra a Covid-19, 774 doses da vacina monovalente contra a Covid-19, 754 doses contra a meningite e 1.470 doses de outros imunizantes de rotina.
Segundo o secretário de Saúde, Ivan Chebli, “o dia de intensificação da campanha de imunização foi um sucesso. Houve uma maciça adesão da população na medida em que várias vacinas, vários imunizantes, foram ofertados, as equipes estiveram presentes e nós esperamos que, a partir de agora, a população que não pôde comparecer no dia D atualize seu cartão vacinal no dia a dia das nossas unidades básicas de saúde".
As campanhas de vacinação contra a Covid-19, Influenza e meningite continuam sendo realizadas diariamente, de segunda à sexta-feira, nas UBS’s, Centro de Vigilância em Saúde e Serviço de Saúde do Idoso. As vacinas de rotina, além de serem aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde, também são oferecidas para as crianças e adolescentes no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA).
Imuniza JF
O projeto “Imuniza JF” tem como objetivo oportunizar o acesso da população aos serviços de vacinação disponíveis, através do restabelecimento do vínculo e da confiança no Programa Nacional de Imunização e nas práticas e serviços de vacinação. Pelos próximos dois meses, acontecerão mutirões de imunização de rotina, Covid-19 e Influenza em sábados pontuais, garantindo assim a oportunidade da vacinação a todos no município.
Conforme Ivan Chebli, “a importância dessa nova estratégia é ampliar a cobertura vacinal para toda a nossa população, em especial aqueles usuários e usuárias que têm dificuldade de ir nos horários rotineiros das Unidades Básicas de Saúde, apesar de nós já termos ampliado o horário em nove unidades. Então, essa é mais uma alternativa para que a população coloque em dia seu cartão vacinal evitando doenças, promovendo a saúde”. Em maio, a vacinação está prevista para acontecer nos dias 6 e 20.