A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou nesta quarta-feira, 19, a exposição Caur - Caminhos das Artes Urbanas. Estão sendo exibidas fotos das intervenções artísticas realizadas em 52 abrigos de pontos de ônibus de Juiz de Fora. A exposição é na Galeria Ruth de Souza, do Teatro Paschoal Carlos Magno, e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 21h. A exposição estará disponível até a próxima quarta-feira, 26.
A exposição é uma homenagem aos quatro coletivos de artistas participantes do edital Caur. Estão sendo exibidas fotos das intervenções artísticas realizadas nos abrigos de pontos de ônibus de Juiz de Fora. As imagens dos pontos de ônibus foram feitas pelos fotógrafos Fernando Itaborahy e Weslla Nascimento.
O edital Caur é uma iniciativa do Programa Boniteza que contou com recurso de emenda parlamentar do vereador Cido Reis (Rede) no valor de R$ 40 mil. Ao todo, foram 19 bairros contemplados com as intervenções artísticas: Nossa Senhora de Lourdes, Costa Carvalho, Vitorino Braga, Vila Ideal, Poço Rico, Centro, Santa Catarina, São Pedro, Santa Maria, Jóquei Clube, Jóquei Clube II, Cerâmica, Fábrica, Cidade do Sol, Santa Lúcia, Nova Era, Benfica, Bairro Industrial e Barreira do Triunfo.
Foram contemplados quatro coletivos de artistas locais: "Alcateia Urbana", "Caminho Estúdio Criativo", "Graffiteiras da Mata" e "Underground Graffiti Crew". Os artistas precisaram retratar pinturas com temas voltados ao meio ambiente. A artista Fernanda Lumen, mais conhecida como Pekena, destaca a importância da participação no projeto. “Além de achar os suportes dos pontos de ônibus uma tela muito interessante para as intervenções artísticas, foi um incentivo muito importante para nós artistas. É um local muito público onde as pessoas passam e param o tempo todo. Gostei muito do resultado dos trabalhos e da oportunidade de poder conhecer e me aproximar de artistas de outras vertentes”, afirma.
Para o vereador Cido Reis, “ver que conseguimos contribuir para mudar a cara dos pontos de ônibus da cidade é uma satisfação muito grande. O retorno dos artistas durante a exposição mostra que estamos no caminho certo”, ressalta. A gerente da Secretaria de Governo (SG), Maíres Barbosa, enfatiza que o investimento nas artes urbanas é fundamental. “A exposição tem como objetivo agradecer os artistas e coletivos que participaram do edital, valorizando assim a arte local e reforçar que investir na revitalização artística dos espaços públicos da cidade”, afirma.
Lançamento do site
O resultado das intervenções artísticas proporcionadas pelo edital “Caminhos das Artes Urbanas” está disponível no site lançado nesta quinta-feira, 20. Ao acessar, é possível conferir imagens de alguns dos 52 abrigos de pontos de ônibus que receberam intervenções artísticas. Além disso, está disponível um mapa com o endereço de cada um dos pontos. O site foi desenvolvido pela Secretaria de Governo (SG) e pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Programa Boniteza
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Pública (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).