Na tarde desta segunda-feira, 29, representantes das secretarias municipais da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e diversos segmentos do setor da Educação, e outros setores da sociedade, se reuniram para aprofundar as discussões acerca do Plano Municipal pela Primeira Infância. O encontro, que ocorreu no Centro de Formação do Professor, foi organizado pela Secretaria de Educação (SE). Dentre as discussões levantadas, foi apresentada uma proposta a ser construída e enviada para todas as escolas e creches, para a escuta dos profissionais da educação, as crianças e suas famílias em relação ao Plano.
Foi proposto aos representantes dos demais segmentos, aprofundarem a discussão referente aos eixos da pauta junto às suas equipes/grupos de referência. Um documento contemplando as propostas deverá ser encaminhado à coordenação dos eixos.
Ainda no encontro, para esta construção do Plano, as secretarias de Educação (SE), Especial de Direitos Humanos (SEDH) e Esporte e Lazer (SEL) apresentaram a proposta de dialogar sobre os eixos:
- Educação Infantil; SE
- A criança e o direito ao brincar e à cultura; SE
- A criança e o espaço, a cidade e o meio ambiente; SEL
- Crianças, infâncias e diversidade: políticas e ações para diferentes infâncias. SEDH
Plano Municipal Pela Primeira Infância
É proposto pelo Plano Nacional pela Primeira Infância, documento político e técnico que orienta decisões, investimentos e ações de proteção e de promoção dos direitos das crianças na primeira infância (0 a 6 anos), articulando políticas e programas dos diferentes setores.
Desde de junho do último ano representantes da PJF, da Vara da Infância e Juventude, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Câmara Municipal de Juiz de Fora (UFJF), da Ordem dos Advogados, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da UniAcademia, da sociedade civil e parceiros na iniciativa vem se encontrando para traçar a elaboração do Plano Municipal que tem como objetivo a garantia dos direitos de crianças até os seis anos de idade.
Na reunião estiveram presentes representantes das escolas municipais, creches parceiras da PJF, rede privada, Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos Professores (SinproJF), grupos de pesquisa da Faculdade de Educação da UFJF, SE, Secretaria de Governo, SEL, SEDH e o Fórum de Educação Infantil Zona da Mata.