Nesta segunda-feira, 5, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entregou seis presentes ambientais para a cidade. Em cerimônia realizada no Horto Municipal, a prefeita Margarida Salomão assinou os documentos dos projetos. Além de integrar a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, os presentes fazem parte das comemorações dos 173 anos da cidade.
No encontro, a prefeita salientou o compromisso ambiental para as próximas gerações. “Historicamente falando, Juiz de Fora sempre foi uma cidade que amou e preservou suas áreas verdes. Com esses projetos, estamos expressando o nosso compromisso com o futuro. Temos que pensar na cidade para as futuras gerações”, pontuou.
Projeto Lixo Zero
A apresentação do primeiro presente foi o lançamento do projeto Lixo Zero, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). A iniciativa amplia as rotas de coleta seletiva e passa a atender 90% da área urbana do município. Com essa ampliação, Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas Gerais a atender este percentual da população de seu município com coleta seletiva. Além disso, a cidade também conquista a 10ª posição no ranking nacional de cidades com coleta seletiva, segundo projeções entre as cidades com nível populacional acima de 500 mil habitantes. Os dados seguem de acordo com a perspectiva nos diagnósticos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis).
Mensagens ao Legislativo que instituem os parques naturais de Poço D’Anta e São Pedro
As mensagens ao legislativo são referentes a instituição de dois parques naturais: o parque Poço D’Anta, que terá áreas abertas à visitação e atividades, além de melhorias de preservação e recuperação; e o parque São Pedro, tendo a represa como um atrativo turístico que será disponibilizado ao público com ações de conscientização sobre a importância de proteção do manancial.
Plano de Manejo do Parque da Lajinha
O Plano de Manejo do Parque da Lajinha apresenta possibilidades a curto, médio e longo prazo para novos usos, atividades e melhorias da área. Além disso, promove o levantamento de toda a riqueza ambiental da unidade de conservação.
Plano Municipal de Mata Atlântica
O Plano Municipal da Mata Atlântica apresenta a cobertura significativa preservada de Juiz de Fora. A iniciativa da PJF possibilita o aumento da arrecadação de recursos financeiras arrecadados pelo Estado através do ICMS ecológico (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e também leva o destaque da cidade como a primeira de Minas Gerais reconhecida no Tree Cities of The Word, programa administrado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e pela Arbor Day Foundation (EUA).
Lei de Proteção Ambiental da bacia da Represa Dr. João Penido
Outra proposição que será encaminhada ao Legislativo é a mensagem que institui a Lei de proteção ambiental da bacia da represa Dr. João Penido, para que atividades, obras, edificações e intervenções sejam autorizadas e regularizadas, considerando a proteção dos recursos hídricos. A ação tem como objetivo compreender os aspectos ambientais e construtivos da bacia e, também, propõe medidas de controle para que garanta a qualidade no abastecimento de água, já que é o principal manancial de abastecimento da cidade.
Os representantes da Câmara Municipal de Juiz de Fora estiveram na entrega dos presentes: o vereador e presidente da Câmara, José Márcio Lopes Guedes (Zé Márcio-Garotinho); Tiago Rocha dos Santos (Tiago Bonecão); João Wagner Antoniol; Juraci Scheffer; Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal); e as vereadoras Cida Oliveira; Kátia Franco; e Laiz Perrut.
O encontro contou com a participação da secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira; a secretaria de Governo (SG), Cidinha Louzada; a diretora-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Ana Luisa Guimarães; a secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), Lívia Delgado; a secretária de Fazenda (SF), Fernanda Finotti; o diretor-presidente da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav), Richard Tavares; o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Júlio César; o secretário de Obras (SO), Lincoln Santos; o secretário de Planejamento do Território e Participação Popular (Sepop), Martvs das Chagas; a diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa; e o secretário de Comunicação (Secom), Márcio Guerra.
Foto: Carlos Mendonça