A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou mais uma obra histórica para a cidade. Após 18 anos do início das obras, o Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos Nazaré Campos foi entregue à população em um evento de inauguração celebrado na última sexta-feira, 30. A população de Juiz de Fora agora pode contar com o aparelho esportivo para diversos eventos, tendo capacidade para quase 5 mil pessoas.
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, destacou a importância do Ginásio tanto para a cidade quanto para o país. “Nós estamos escrevendo uma nova história. trilhando o rumo do desenvolvimento humano, do desenvolvimento sustentável, um desenvolvimento para todas e todos, Este é coroamento da celebração dos 173 anos de nossa cidade, e ao inaugurar o Ginásio, nós estamos enviando pro povo de Juiz de Fora, dizendo pro Brasil o quanto que nós amamos a nossa cidade. Viva Juiz de Fora, e que esse seja um espaço grandioso para todos nós”.
Responsável pelo projeto do Ginásio, Leonardo de Paula, ressaltou o impacto positivo que o esporte local terá com a inauguração. “São 18 anos de teimosia, resiliência e nesse tempo todo tendo ao meu lado uma equipe de engenheiros e arquitetos e técnicos, que assim como eu, nunca desistiram. Eu fico muito feliz de ter contribuído para deixar um legado para a senhora, que está atendendo uma demanda histórica dos atletas da cidade e criando um espaço que além de cumprir com essa função, vai fomentar muito a área artística e cultural da cidade”.
Em seu discurso, o secretário de Obras, Lincoln Santos, destacou a coragem da coordenação ser realizada por uma mulher, na figura da prefeita, Margarida Salomão. “Nós estamos aqui hoje fazendo a última entrega de obra em comemoração ao aniversário da cidade, uma obra iniciada há 18 anos e que se conclui na administração de uma mulher”. A fala foi corroborada pelo secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, que também exaltou as qualidades técnicas do equipamento esportivo. “ O ginásio é padrão internacional, vamos poder receber aqui jogos de alto rendimento, de seleções, pois os aparelhos, as tabelas de basquete, vôlei, futebol, futsal, tudo dentro das exigências internacionais. Juiz de Fora hoje tem um local que pode receber tudo isso”.
A diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, Giane Elisa, lembrou que, para além dos esportes, o Ginásio também possui grandes possibilidades culturais para o cenário de Juiz de Fora. “A gente pode entender o esporte como uma atividade cultural e, além disso, a possibilidade que Juiz de Fora passa a ter de receber grandes shows, grandes festivais, e isso com certeza vai movimentar a cena artística de Juiz de Fora e do Brasil”.
O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, José Márcio Lopes Guedes (Zé Márcio Garotinho), elogiou a estrutura do local. “É um projeto muito bonito, arquitetura muito moderna, um equipamento para esporte de alto rendimento. A cidade esperava por isso, que a gente possa usar também para o esporte amador e também a área externa, para cultura, eventos, shows”.
Ginásio leva o nome em homenagem à jornalista
O Ginásio Poliesportivo leva o nome do jornalista Antônio Marcos Nazaré Campos, importante nome da área em Juiz de Fora. Nascido em 11 de novembro de 1973, na cidade de Miradouro-MG, Antônio Marcos formou-se em Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), construiu carreira profissional e formou sua família em Juiz de Fora. Como jornalista, Antônio Marcos era conhecido por suas grandes reportagens dedicadas ao esporte. O jornalista faleceu aos 31 anos em um acidente automobilístico, em 19 de maio de 2005.
Presente na cerimônia, Márcia Cesário, viúva de Antônio Marcos, deu destaque ao reconhecimento que o Ginásio proporcionou à memória do jornalista. “Hoje é um dia muito importante, de muita gratidão. O reconhecimento de um trabalho feito com amor, com entrega total. O Antônio teve sua vida profissional curta, mas marcante. Ele amava o esporte e divulgava e promovia os atletas de Juiz de Fora e região”. Thiago Cesário Campos, filho de Antônio Marcos, também relembrou a importância da homenagem ao pai. “A imortalização de seu nome no ginásio é o reconhecimento de uma vida dedicada ao esporte. Ele volta a ser uma parte do público, uma parte que, enquanto descansa, é gratificada pelo serviço em prol do desenvolvimento social da cidade”.
O evento de inauguração contou também com uma grande festa no palco fixo, instalado na parte externa do local, projetada para receber eventos culturais. Além da apresentação dos grupos Muvuka e Acoustic N' Roll, quem esteve presente no Ginásio pôde aproveitar barraquinhas de food truck.A inauguração do ginásio foi o último dos presentes da programação de aniversário de 173 anos de Juiz de Fora.
Sobre o Ginásio
O Ginásio é parte integrante do complexo Esportivo e de Lazer que está sendo implantado na área externa do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O espaço será um importante aparelho esportivo para cidade, no qual várias atividades de esportes, lazer e de cultura poderão ser realizadas.
Localizado no bairro Aeroporto, ao lado do Estádio Municipal, o complexo contará com quadra poliesportiva, apoiada por salas de uso múltiplo para cursos de formação e aperfeiçoamento, e vestiários com total acessibilidade. Próxima dos vestiários há áreas para sala de musculação e sala de descanso dos esportistas. Nos espaços externos contará com uma cantina, espaços comerciais e bilheteria.
O aparelho esportivo, cujas obras foram iniciadas em 2005 e paralisadas por diversas vezes, foi projetado para contribuir na formação de atletas e também para receber eventos esportivos profissionais. Para tanto, ele atende aos padrões definidos por organismos internacionais, permitindo a realização de jogos oficiais de futsal, vôlei, basquete e handebol, tanto olímpicos quanto para-olímpicos. Com uma área construída de 6.920 m2, o ginásio prevê acessibilidade plena, garantindo acesso a todas as pessoas e em todas suas dependências, dos vestiários aos camarotes superiores.
Foto: Carlos Mendonça