Diante das baixas temperaturas previstas para o mês de julho, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou uma casa de acolhimento emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade. O local funcionará até o final de setembro, quando termina a vigência do Plano de Contingência Para Baixas Temperaturas.
O espaço fica na Rua Fonseca Hermes, nº 143, e está atendendo desde quarta-feira, 28. Há capacidade para atender 40 pessoas, que receberão refeição à noite e café da manhã no dia seguinte. A Organização da Sociedade Civil (OSC) contratada pela PJF para executar o serviço é a Fundação Maria Mãe.
O horário de entrada é a partir das 17h e a saída acontece até às 7h. Na noite desta segunda-feira, 3, 15 pessoas foram acolhidas no local. Como explica a gerente do Departamento de Prevenção e Atividades Intersetoriais da Defesa Civil, Camila Galvão, o objetivo é acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade. "As ondas de frio também são consideradas desastres. Por isso, é o terceiro ano seguido que a atual gestão lança o Plano de Contingência para Baixas Temperaturas para gerir as ações nesse período. É fundamental a mobilização da Prefeitura para proteger a população e salvar vidas", ressalta.
As equipes de abordagem social da Secretaria de Assistência Social (SAS) também estão nas ruas identificando pessoas em situação de vulnerabilidade e fazendo o seu encaminhamento para locais de acolhimento. Além disso, estão sendo realizadas rotas para distribuir cobertores, alimentos e outros itens. Quem se deparar com pessoas em situação de rua em dificuldades neste frio, pode acionar a abordagem social no número 3690-7770.