Uma das vozes mais potentes na defesa da igualdade racial, a escritora, poeta e romancista Conceição Evaristo é o tema da Roda de Leitura que acontece nesta terça-feira, 11, às 19h, no Anfiteatro João Carriço, instalado no Paço Municipal, na Avenida Rio Branco 2.234, Parque Halfeld, Centro. Gratuita e aberta a todos os interessados, a atividade é parte da agenda Julho das Pretas, organizada pelo Fórum de Coletivos e Mulheres Feministas de Juiz de Fora (Fórum 8M), em parceria com outros coletivos e organizações de mulheres negras da cidade.
Na edição 2023,o Julho das Pretas tem como tema um dos versos de Conceição Evaristo: “Na voz da minha filha se fará ouvir a ressonância – o eco da vida-liberdade”. As obras da autora mineira abordam as profundas desigualdades raciais brasileiras. Professora de Direito e estudante de Direito & Literatura, linguagens e narrativas, Daniela Olimpio, que será facilitadora do encontro no Anfiteatro João Carriço, afirma que “a literatura tem o poder de aproximar as pessoas e de revolucionar vidas; e a literatura de Conceição Evaristo, que escreve sobre vivências das mulheres negras brasileiras, portanto, sobre ‘escrevivências’, como a própria Conceição cunhou, revoluciona mais ainda o conhecimento sobre nós mesmas, enquanto povo, história e cultura brasileiras. Ler Conceição Evaristo liberta.”
Já a historiadora Lucimara Reis, da comissão organizadora do Julho das Pretas, acrescenta que “criar espaços de percepção do quão inspiradoras são as mulheres negras, de quão intrinsecamente nossas vidas estão entrelaçadas a sobreviver, e ainda assim, sermos excelentes no que nos propomos fazer, apesar de tudo e de todo o sistema que nos quer sem voz, é ação política que nos eleva”.
O Julho das Pretas é patrocinado pelo Edital Quilombagens, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A programação foi aberta no último dia 30 e segue até o dia 29 de junho.
Programação
* 11 de julho | 19h às 21h
Local: Anfiteatro João Carriço – Paço Municipal
Roda de leitura - textos de Conceição Evaristo, com Daniela Olímpio
* 13 de julho | 18h
Local: Sede da Associação dos Amigos (Aban) – Rua João Beguelli 72 - Dom Bosco
Oficina e Imersão: TrançArte - Contos e práticas das tranças afro, com Aline Santos
* 15 de julho - Festa Soul Charme
Local: Rua João Beghelli - Dom Bosco
- Das 14h às 15h - Discotecagem DJ FaustoZ
- Das 15h às 15h40 - Show Laura Conceição
- Das 15h40 às 16h20 - Show Dellon
- Das 16h20 às 18h20 - Workshop + Show Charmosas do Tamborim
- Das 18h20 às 19h20 - Apresentação Makamba
- Das 19h30 às 21h - Show com Muvuka
*19 de julho | 18h às 22h
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
- Palestra: “Tributação e Decolonialidade”, com Dra. Daniela Olímpio de Oliveira (Pós-Doutoranda USP)
- Palestra: “Tributação Justa, Reparação Histórica”, com Dra. Eliane Barbosa da Conceição (Professora da Unilab SP – coordenadora de Políticas Públicas do Ministério de Igualdade Racial)
- Palestra: “Reforma Tributária e Redistribuição: agenda ministerial”, com Dra. Fernanda Santiago (Procuradora da Fazenda Nacional, secretária-executiva do Ministério da Fazenda)
* 22 de julho
- 9h - Entre o Parque Halfeld e o Mirante do São Bernardo - Caminhada Juiz de Fora Negra, com Pâmella Stêfanie e Luis Roberto
- Das 14h30 às 17h - Palestra: Estratégias de sucesso e preparação para feiras e eventos, com Maria Nilda Viana
* 25 de julho | 17h30
Local: Praça da Estação, com caminhada até Praça João Pessoa – Em frente ao Cine-Theatro Central
Marcha Mulheres Negras: pelas nossas vidas e pelas nossas histórias.
* 29 de julho | 9h
Encerramento com a Feira Julho das Pretas