Agentes da Defesa Civil de Juiz de Fora vão participar do II Congresso Latino-Americano de Desenvolvimento Sustentável entre os dias 25 e 28 deste mês. O evento acontece de forma online, pela plataforma do YouTube. Serão apresentados dois artigos pelos agentes Aline Gasparoni, Amanda Rodrigues, Camila Galvão, Francisco Bergo e Joviano Assis.
A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Juiz de Fora vem realizando diversos trabalhos de mapeamento das áreas de riscos, vistorias preventivas e de monitoramento, além de projetos com a população. A partir disso, estudos e pesquisas como as que serão apresentadas, são desenvolvidos, conhecendo a realidades de diferentes regiões da cidade, otimizando as atividades preventivas e melhorando as ações de resposta em momentos de desastre.
No congresso serão apresentados os trabalhos: “Formação de voluntários em Defesa Civil: uma importante ação em prol da resiliência nas comunidades” e “Diagnóstico dos deslizamentos de massa ocorridos na Região Leste do município de Juiz de Fora”.
O primeiro trabalho relata a atuação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), que são formados por moradores voluntários que atuam em trabalhos educativos com a população. Através dos núcleos, é possível minimizar a ação de desastres, eventos naturais e de problemas de urbanização, além de realizarem capacitações sobre riscos geo-hidrológicos.
Já o segundo trabalho foi elaborado em parceria com estudantes e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo desenvolvido através de uma análise com georreferenciamento da região leste da cidade de Juiz de Fora. O trabalho visa, através dos dados coletados, trazer a percepção de risco de locais de topografia acidentada e com alta possibilidade de ocorrência de deslizamentos.
Aline Gasparoni, engenheira e supervisora do voluntariado e educação preventiva da Defesa Civil e co-autora dos dois artigos, explica a importância dos trabalhos para o órgão. “Estamos muito felizes em termos duas pesquisas científicas sendo aceitas pelo Congresso, essa é uma maneira de Juiz de Fora ter esse trabalho reconhecido e ao mesmo tempo servir de modelo e inspiração para outras Defesas Civis.”, ressalta ela.
Os trabalhos apresentados pela Subsecretaria também serão utilizados pela Prefeitura de Juiz de Fora como estratégias para contribuir na gestão de riscos e desastres na cidade.