A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assinou na manhã desta segunda-feira, 7, a ordem de serviço para dar início às obras de macrodrenagem na Rua Cesário Alvim, no bairro São Bernardo, e ruas adjacentes. A obra consiste na implantação de um novo sistema de drenagem, que busca a resolução definitiva dos problemas hidrológicos existentes no local, como os alagamentos e enxurradas.
Os moradores da Rua Cesário Alvim sofrem há anos com a falta de uma rede de drenagem eficiente e segura, capaz de transportar um grande volume de água em segurança e impedir que causem prejuízos econômicos, sociais, ambientais e sanitários. Por meio da Secretaria de Obras (SO), a PJF elaborou um projeto que irá impedir que as águas que caem no bairro entrem na casa das pessoas e destruam o asfalto, danificado na estação das chuvas.
Nesta primeira intervenção, a SO irá realizar uma intervenção na Avenida Brasil para construir um lançamento de rede pluvial no Rio Paraibuna e poder montar um assentamento das aduelas para a nova galeria pluvial. Ao todo, nove ruas e avenidas do entorno sofrerão intervenções da SO: Avenida Brasil;Rua Professor Joaquim Henrique Vianna; Rua Cesário Alvim; Rua Piauí; Rua Goiás; Rua Palmira Pessoa; Rua Garibaldi Campinhos; Rua Dr. Almada Horta; Rua Padre Arnaldo Jansen.
O secretário de Obras, Lincoln Santos, afirma que além de melhorias para a região, a obra leva o diálogo e a transparência para com os moradores do bairro. “Mais uma vez estamos presentes para trazer à comunidade a discussão sobre as obras que vão começar. É assim que a Prefeitura trabalha. As pessoas precisam saber, elas precisam se preparar. É uma obra demorada, mas a PJF não está parada, está em conversa diariamente e diretamente com a comunidade.”
Mudanças no Trânsito
Neste primeiro momento não haverá mudanças no trânsito, mas quando as obras começarem, a Avenida Brasil ficará interditada em meia pista para a realização das intervenções.
Foto: Arquivo