A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu início na última quinta-feira, 3, ao processo de limpeza e desassoreamento do córrego Santa Luzia, localizado no bairro homônimo. A ação é uma das medidas preventivas que o município vem adotando para o período chuvoso, a fim de evitar enchentes e alagamentos.
Os serviços começaram próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul) e seguem até o final da Avenida Santa Luzia. A previsão é que os trabalhos de limpeza durem cerca de dois meses devido à complexidade do serviço. Assim como tem sido feito no Rio Paraibuna, a Prefeitura atua na limpeza e drenagem dos córregos e afluentes que estão em Juiz de Fora.
Todo o processo de limpeza do córrego é feito de forma mecanizada, através de uma minicarregadeira, um trator de pequeno porte, equipado com uma estrutura frontal articulada que sobe e desce, à qual podem ser acoplados diferentes acessórios. É uma máquina compacta e de pequenas dimensões, o que possibilita que o trabalho seja realizado em locais pequenos e estreitos, como o leito dos córregos. Além disso, este equipamento permite que o tempo de trabalho seja reduzido, bem como o esforço humano na execução das tarefas.