A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou programa no primeiro Workshop “Boas Práticas para Adesão das Comunidades aos Exercícios Simulados com Barragens”, realizado nesta semana em Itabira (MG). O evento foi promovido pela Defesa Civil Estadual com o objetivo de divulgar boas práticas desenvolvidas em municípios mineiros.
O programa “Comunidades Conscientes”, desenvolvido pela Defesa Civil de Juiz de Fora em parceria com os empreendedores que possuem barragens no município, foi escolhido para ser apresentado no workshop. O objetivo da ação preventiva é preparar a comunidade e os órgãos públicos para atuar em ocorrências de rompimentos de barragens.
Entre as ações realizadas no programa estão palestras em escolas localizadas nas Zonas de Auto Salvamento (ZAS), palestras em UBSs, formação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), vistorias preventivas nas áreas das ZAS, parcerias com os Militares do Corpo de Bombeiros, realização do Curso de Plano de Ação de Emergência de Barragens, além da recorrente participação da Defesa Civil em reuniões com as comunidades.
A palestra foi ministrada pela gerente do Departamento de Prevenção e Atividades Intersetoriais, Camila Galvão, que recebeu como prêmio pela Boa Prática um Certificado assinado pelo Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Frederico Otoni. Também estiveram presentes no evento o gerente do Departamento de Operações Técnicas, Joviano Assis; a assessora da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, Amanda Rodrigues; e o supervisor de Intervenções Emergenciais em Áreas Atingidas da Defesa Civil, Diego de Souza.
Como ressalta o subsecretário Luis Fernando Martins, a Defesa Civil de Juiz de Fora foi a única da Zona da Mata Mineira a palestrar no evento. “O reconhecimento do trabalho preventivo desenvolvido na Prefeitura de Juiz de Fora mostra a excelência do que está sendo feito na Secretaria de Governo. Participar de workshops como esse é sempre engrandecedor por permitir a troca de experiências e o compartilhamento do que está dando certo em Juiz de Fora. O caminho trilhado pela Defesa Civil Municipal, desde o início da gestão, foi primordial para alcançar o lugar de destaque”, afirma.