A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou vistoria preventiva em todas as unidades de saúde do município. A iniciativa avalia a estrutura das edificações e identifica ações necessárias. O objetivo é contribuir para que, em situações de desastres, as unidades de saúde permaneçam operacionais ou retornem rapidamente ao seu funcionamento efetivo.
Esse projeto segue os preceitos do Programa Cidades Resilientes - liderado pelo Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNDRR), que visa garantir que as cidades se tornem mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030.
A equipe da Defesa Civil realiza avaliações periódicas de risco e vulnerabilidades das unidades de saúde. O relatório é enviado à Secretaria de Saúde (SS), que solicita os reparos. Como explica a supervisora de voluntariado e educação preventiva, Aline Gasparoni, as unidades de saúde são fundamentais para atender ocorrências em eventual situação de emergência oriunda de um desastre. “O trabalho de prevenção realizado ajuda a minimizar, ou até a evitar, a paralisação dos atendimentos nas unidades de saúde em função de situações de desastres, como chuvas e vendavais”, destaca.