O impacto do teatro na vida de pessoas da terceira idade é o mote do documentário “Outono da Vida”, que a produtora audiovisual Açucena Arbex lança no próximo sábado, 16, às 16h, na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira). A sessão tem entrada franca, sendo livre para todos os públicos. Após a exibição, que terá interpretação e tradução em libras, será aberto um espaço de discussão com a plateia.
“Outono da Vida” tem duração média de 25 minutos e conta com acessibilidade (audiodescrição e libras). Viabilizado com financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, por meio do Edital Murilão, o filme reúne depoimentos de quatro integrantes do Núcleo da Terceira Idade do Grupo Divulgação (GD): Jorge de Sá, José Paulo da Silva, Maria Isabel dos Santos Barbosa e Vilma Nunes. Também participam da produção o criador e diretor do GD, José Luiz Ribeiro, e a psicóloga Ana Maria Mattos de Andrade.
Açucena conta que a inspiração para o curta-metragem surgiu quando ela atuava como bolsista Núcleo da Terceira Idade do Divulgação. “Convivendo com os idosos, percebi o entusiasmo deles em fazer teatro depois dos 60 anos. A arte teatral proporciona vários benefícios. As pessoas se sentem pertencentes a um grupo, se identificam e fazem amizades. Exercitam o corpo e a mente, principalmente a memória decorando os textos. No teatro, eles se permitem viver no mundo lúdico da representação.”
A artista explica que o trabalho é um produto híbrido, que mistura as linguagens documental e teatral. “As vivências pessoais são contadas de uma forma inusitada, mas é preciso assistir ao filme para descobrir”. Após a estreia, “Outono da Vida” vai circular por festivais de cinema e audiovisual, em seguida, será disponibilizado para acesso online gratuito.
Ficha técnica:
Roteiro e Direção: Açucena Arbex e Amy Braga
Produção: Açucena Arbex
Direção de Arte e Fotografia: Ianna Rodrigues
Operador de som e Montagem: Iury Lucinda
Finalização e colorização: Laura Tomé
Assistência de Fotografia: Yuri Rebello
Assistência de Iluminação: Márcia Falabella
Tradução e interpretação de Libras: Andressa Maria
Audiodescrição: Marisa Ulhoa
Designer gráfico: Ruan Esteves
Contrapartida
Também no sábado, 16, às 13h, como contrapartida do projeto “Outono da Vida”, será oferecida uma oficina gratuita de vídeo. A atividade é destinada a alunos e professores da rede pública de ensino e vai ensinar técnicas para uso do vídeo como ferramenta na educação, para a produção de trabalhos escolares, por exemplo. A idade mínima para participar é de 14 anos.
Mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gestão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e prestação de serviços da Associação Cultural Arte e Vida (Acav), a Praça CEU está localizada na Avenida Juscelino Kubitschek 5.899 – Benfica). O Programa Cultural Murilo Mendes também é mantido pela PJF, sendo gerido pela Funalfa.
Foto: Ruan Esteves