A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou a primeira reunião do Plano de Contingência para o próximo período chuvoso nesta quarta-feira, 27. O Plano estabelece um conjunto de medidas que devem ser colocadas em ação em casos de emergência. O planejamento garante mais efetividade às ações de resposta.
O objetivo é envolver diversos órgãos para, em situações de desastres, reduzir os danos no menor tempo possível. “Conforme nos anos anteriores, o Plano de Contingência visa promover uma ação integrada entre todas as secretarias da prefeitura e de órgãos externos com o objetivo principal de promover uma resposta rápida e eficaz frente às situações de emergência", explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins.
O plano é desenvolvido pela Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Governo (SG), e é operacionalizado de maneira intersetorial, com todas as secretarias da PJF, 4a Regional de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG); a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig); a Superintendência Regional de Ensino (SRE); e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícia Militar Rodoviária (PM); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Além da SG, o plano envolve representantes da Secretaria de Governo (SG), com membros da Defesa Civil e do Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC); Secretaria de Assistência Social (SAS); Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Emcasa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).
Ao longo do ano, a equipe técnica da Defesa Civil vem atuando na produção de medidas preventivas, para prevenir os impactos do período chuvoso. Mais de 60% das vistorias realizadas pela Defesa Civil em 2023 foram de caráter preventivo a fim de orientar a população e encaminhar ações necessárias para redução do risco. As áreas de riscos são monitoradas e o mapeamento das áreas é atualizado de forma constante.