A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi selecionada para participar da 6ª edição do Circuito Urbano 2023, promovido pela ONU Habitat. Servidores apresentarão o workshop “Uso das Cartas de Suscetibilidade a desastres no planejamento urbano”, que será exibido no canal da ONU no YouTube a partir das 15h desta quinta-feira, 19.
Esse ano o tema dos debates no Circuito Urbano é “Investindo em futuros urbanos: cooperação para resiliência do Sul Global”. O workshop que será apresentado pela Defesa Civil visa mostrar como as Cartas de Suscetibilidade podem ser úteis para o planejamento estratégico de ações preventivas e de resposta. Essas cartas, que foram desenvolvidas pelo Serviço Geológico do Brasil, apresentam quais são as áreas de baixa, média e alta predisposição de ocorrência de eventos adversos, além de auxiliar no ordenamento e planejamento territorial. Nas áreas de alta predisposição de ocorrência desses eventos, a Defesa Civil vai demonstrar o que pode ou não pode ser feito e como os municípios podem agir para evitar o surgimento de novas áreas de risco em seus territórios.
O gerente do Departamento de Operações Técnicas da Defesa Civil, Joviano Assis, destaca a importância dessa participação para a Prefeitura de Juiz de Fora. “A gente vê como mais um reconhecimento positivo do trabalho desenvolvido na Secretaria de Governo. Atingimos um público a nível nacional. É um reconhecimento significativo, o que demonstra que as ações da Defesa Civil de Juiz de Fora estão sendo bem aceitas, tanto pela sociedade quanto por órgãos importantes como um todo.”
O workshop será apresentado pelo Técnico em Edificações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil Francisco Bergo; pela assessora da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil Amanda Rodrigues; pela gerente do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres da Defesa Civil, Camila Galvão; e pelo gerente do Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil, Joviano Assis.